Estado reconhece 116 pacientes infectados com o novo coronavírus na Amurel

Santa Catarina tem 1.170 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. O número foi divulgado pelo governador Carlos Moisés em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 23. Desde o início da pandemia, 42 mortes já foram causadas pela doença respiratória.

Há 106 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), entre casos confirmados de infecção por coronavírus (53) e suspeitos (53). A ocupação de UTIs reservadas para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 16,2%. Atualmente, são 395 leitos no total. Desde o início da pandemia, 162 pacientes já tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria.

Tubarão: 34 casos confirmados;

Capivari de Baixo: 02 casos confirmados;

Braço do Norte: 28 casos confirmados;

Laguna: 05 casos confirmados;

Imbituba: 16 casos confirmados;

Gravatal: 11 casos confirmados;

Jaguaruna: 04 casos confirmados;

Pescaria Brava: 01 caso confirmado;

Pedras Grandes: 02 casos confirmados;

Sangão: 02 casos confirmados;

Armazém: 02 casos confirmados;

São Ludgero: 06 casos confirmados;

Treze de Maio: 03 casos confirmados;

* Esses números são os reconhecidos e divulgados pelo Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen, e por vezes, podem não conferir com os divulgados pelos municípios, que utilizam números de laboratórios não homologados pelo Estado. 

No entanto, cada município divulga - diariamente - um boletim com os números de casos monitorados, suspeitos, descartados e confirmados. Isso porque os municípios contabilizam os exames realizados em laboratórios particulares e também os resultados dos testes rápidos. Confira:

Tubarão: de acordo com o boletim regional, a Cidade Azul soma 67 pacientes infectados com a COVID-19 (somando os exames realizados pelo Lacen e também os regionais) e dois óbitos desde o início da pandemia. Até o momento, o município soma 1.191 notificações. Dos exames já realizados, 289 testaram negativo para o vírus. Pelo menos 47 pacientes testados positivo para coronavírus foram curados.

Braço do Norte: entre exames do Lacen e regionais, o município soma 108 casos confirmados para COVID-19. Desse total, 87 estão recuperados. Dois óbitos também foram registrados na cidade. O número de casos notificados não foi divulgado, mas sabe-se que 387 pacientes suspeitos foram descartados de estarem contaminados com o vírus.