Evento “Homens Contra o Câncer de Próstata”, no HNSC, oferece inscrição para exames de PSA gratuitos

Foto: comunicação HNSC

Nesta sexta-feira, 29 de novembro de 2019, a partir das 8 horas, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, promove a terceira edição do “Homens Contra o Câncer de Próstata”. O evento é parte das ações da unidade pelo Novembro Azul, mês que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para essa data, o HNSC prepara uma ação para os homens do município e região com 45 anos ou mais de idade: os cem primeiros que ligarem para a Central de Agendamento, no número (48) 3631-7032, e confirmarem presença, poderão realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) gratuito, em ação que conta com a parceria do Laboratório Santa Catarina. O PSA é uma das principais formas de identificar e diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Além disso, a equipe de enfermagem está realizando teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais e de autocuidado.  Um delicioso lanche também será servido para os participantes.

Segundo a coordenadora da Unidade de Oncologia do HNSC, Ariane Scotti de Almeida, todos os homens que realizarem os exames receberão o retorno do Hospital com os resultados. “Em caso de alteração no PSA, o paciente será encaminhado para atendimento gratuito com a nossa equipe de médicos urologistas”, afirma.

Atualmente, o câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum entre a população masculina no Brasil, atrás apenas do de pele não-melanoma. Os principais atingidos são homens a partir dos 45 anos, além de pessoas com histórico da doença em parentes de primeiro grau.

Data: 29 de novembro de 2019

Horário: das 8h às 13h

Local: Salão Nobre do Hospital (Rua Vidal Ramos, 215 - Centro, Tubarão - SC)