Exército Brasileiro realiza 4º Exercício de Ajuda Humanitária em Santa Catarina

Foto: divulgação

O Exercício de Ajuda Humanitária ocorrerá entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, na cidade de Tubarão. A Base de Operações estará montada na 3ª Companhia de Infantaria Motorizada. A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada é a Grande Unidade do Exército responsável pela coordenação do exercício, em apoio à Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. A Brigada tem como uma de suas Organizações Militares subordinadas o 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), com sede em Blumenau. O Batalhão tem larga experiência nesse tipo de atividade, fruto da atuação nas enchentes ocorridas na Região do Vale do Itajaí, ao longo dos anos.

Além dos militares do EB sediados em Tubarão, participarão do 4º Exercício de Ajuda Humanitária tropas vindas de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Lages, Porto União e Curitiba (PR). As atividades contarão, ainda, com a participação de militares da Marinha do Brasil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, membros da Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Polícia Civil, Departamento de Administração Prisional e da Prefeitura de Tubarão.

O Exército Brasileiro participou de atividades de apoio à população em situações de calamidade, tais como as desencadeadas nas enchentes do Vale do Rio Itajaí (SC), nos anos de 1983 e 2008; na enchente do município de Tubarão, em 1974, considerada uma das maiores catástrofes climáticas do Estado de SC; e nos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro, em 2010. Nesse contexto e segundo a doutrina do Exército Brasileiro (EB), surgem as Operações de Cooperação e Coordenação com Agências (OCCA), que são Operações executadas por tropas do EB em apoio aos órgãos e instituições, definidas como Agências. Um exemplo desse tipo de Operação são as de Ajuda Humanitária e de Apoio à Defesa Civil.

Em consonância com a Constituição Federal e a Lei Complementar Nr 97, de 1999, e no cumprimento das missões precípuas e subsidiárias das Forças Armadas, o Exército Brasileiro mantém efetivos militares em condições permanentes de atuar em apoio à Defesa Civil. Nesse sentido, com a finalidade de preservar a capacidade operativa das tropas, o Comando Militar do Sul promoverá um exercício, empregando a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, a fim de propiciar o adestramento necessário à rápida atuação da Força de Ajuda Humanitária.