A Ferrovia Tereza Cristina (FTC) completa neste sábado, 1º de fevereiro, 28 anos de atuação na região Sul de Santa Catarina, consolidando-se como peça-chave no desenvolvimento regional.
Desde sua privatização, em 1997, a ferrovia já transportou mais de 80 milhões de toneladas de carvão mineral e cargas diversas, percorrendo 164 km entre Siderópolis e Imbituba.
Com 164 km de extensão, suas locomotivas percorrem 14 municípios, entre Siderópolis e Imbituba, transportando carvão mineral até o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), em Capivari de Baixo, e promovendo a integração entre o Terminal Intermodal Sul (TIS) e o Porto de Imbituba.
A trajetória da FTC reflete a evolução do transporte ferroviário no Estado e sua crescente importância para a economia local. O transporte de milhões de toneladas de carga também é um destaque na história de progresso da Ferrovia, que tem encurtado distâncias e gerado oportunidades.
Com as certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, a FTC reafirma seu compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e a segurança, pilares que sustentam todas as suas operações.