Finalistas da Série B, Hercílio Luz e Próspera se reencontram na elite após 32 anos

Caio Maximiano
Caio Maximiano
Foto: Patrícia Amorim | Hercílio Luz Foto: Patrícia Amorim | Hercílio Luz

A bola vai rolar neste fim de semana para a segunda rodada do Campeonato Catarinense. Após a incerteza da realização das partidas em virtude do novo decreto do Governo do Estado para conter o novo avanço do Covid-19 em Santa Catarina, a FCF confirmou que todas as partidas serão realizadas, exceto Chapecoense x Avaí, que foi adiada devido à indisponibilidade de ambulâncias na cidade de Chapecó.

Sendo assim, Hercílio Luz e Próspera voltarão à medir forças após pouco mais de dois meses. As duas equipes se enfrentaram três vezes na temporada passada. Na fase classificatória da segundona catarinense, o Próspera levou a melhor e venceu por 1 a 0 no Mário Balsini. A competição seguiu e as duas equipes terminaram em primeiro e segundo lugar. Na partida de ida, sob chuva em Criciúma, as equipes não tiraram o zero do placar. No jogo de volta, em Tubarão, o Hercílio Luz sofreu um gol logo no primeiro minuto de jogo, teve jogador expulso e acabou deixando o título escapar.

O curioso é que as duas equipes não se enfrentam na elite do futebol catarinense desde 1989. Foram dois confrontos. No primeiro turno, fora de casa, o Hercílio venceu por 2 a 1. No returno, empate com um gol pra cada lado. Trinta e dois anos se passaram e muita coisa mudou. As duas equipes estiveram licenciadas do futebol por alguns anos. O Leão do Sul entre os anos de 1994 e 2007. Após o retorno às atividades, o Leão do Sul conseguiu voltar à primeira divisão em 2017 e permaneceu na elite por duas temporadas. Após o rebaixamento em 2019, fez o 'bate-volta' e retorna em 2021. O Próspera esteve licenciado em algumas oportunidades entre as décadas de 80 e 90, e posteriormente entre 2011 e 2017. No ano que marcou que retornou do Time da Raça ao futebol profissional, sob o comando do técnico Paulo Baier, a equipe conquistou a Série C do Catarinense. Penou em 2019, mas conseguiu permanecer na Série B. No ano seguinte, conseguiu o acesso à elite após 13 anos e o título inédito da competição em cima do Hercílio Luz.

O reencontro entre Hercílio e Próspera está marcado para o domingo (28), às 16 horas, no Estádio Heriberto Hulse. O Leão do Sul é o mandante da partida, já que a reforma do gramado do Aníbal Costa ainda não foi concluída e o local da partida teve que ser alterado.

Caio Maximiano
× Fale com o Infosul