Fios estão sendo furtados em Laguna

Divulgação - imagem meramente ilustrativa

Há 20 dias começaram a surgir reclamações de postes com lâmpadas queimadas em cinco regiões da cidade de Laguna, onde já tinham sido instaladas novas luminárias. Depois de uma vistoria do Departamento de Iluminação Pública, juntamente com a empresa contratada, foram constatados o furto de fios elétricos somados chegam a 400 metros.

As regiões da praça Seival e avenida Beira-Mar, no Mar Grosso; rua da Granja, no bairro Barbacena, no Campo de Fora e nas imediações do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos foram as mais visadas.

Nos postes são cinco condutores de energia, os ladrões retiram os fios da iluminação pública. Assim, não chamam atenção na região por faltar energia elétrica nas casas.

Usam equipamentos para isolar a transmissão de energia e escadas. O trabalho de fiscalização foi intensificado. O interesse é pelo cobre, metal valioso, alcança o preço de R$ 14, o quilo, com atravessadores e receptadores.

O supervisor de iluminação pública, Anderson Passos da Rocha, solicita aos moradores ao observar indíviduos sem uniforme e com veículos sem identificação da Energiluz e Prefeitura devem acionar a Polícia Militar pelo 190. O trabalho de investigação e rondas, junto com os órgãos competentes, foi intensificado.

No último caso atendido nesta semana, os fios foram levados, porém, outros condutores de energia ficaram caídos na via. "O que poderia causar um acidente. O cidadão deve ficar em alerta quando avistar algo estranho, como fios caídos", disse Rocha.

Além da escuridão causando transtorno para quem utiliza a rua, o roubo de fios elétricos precisam ser repostos causando prejuízo para os cofres públicos.

Colocação de lâmpadas queimadas e luminárias o cidadão deve ligar para o 0800-005-2019 (EnergiaLuz empresa licitada responsável pela iluminação pública)

Para problemas na iluminação pública no 9-9660-2401.