Focos do mosquito transmissor da dengue são encontrados no centro de Jaguaruna

Foto: reprodução/ilustrativa

Mais dois focos do mosquito transmissor da Dengue – Aedes Aegypti – foram encontrados na região central de Jaguaruna durante a semana passada. Há dois meses, um outro foco do transmissor já havia sido encontrado na localidade.

No centro da cidade, visitas já estão sendo realizadas pelos profissionais endêmicos e de saúde, com objetivo de – se encontrar – acabar com novos focos do inseto. No entanto, os agentes solicitam que toda a comunidade abrace a causa e tomem os devidos cuidados com recipientes que possam acumular água parada. Além da dengue, o Aedes Aegypti pode transmitir outras doenças como Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

A constatação de focos do mosquito na cidade não indica registro de alguma das doenças citadas acima. Entretanto, os cuidados são necessários. Aqueles que possuem qualquer tipo de reservatório de água parada exposto, deve virar o recipiente, cobrir ou encher com terra.

O que é dengue?

Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico, variando desde formas mais leves até quadros graves, podendo evoluir para o óbito

O que é febre de chikungunya?

É uma infecção viral causada pelo vírus chikungunya, que pode se apresentar sob forma aguda (com sintomas abruptos de febre alta, dor articular intensa, dor de cabeça e dor muscular, podendo ocorrer erupções cutâneas) e evoluir para as fases subaguda (com persistência de dor articular) e crônica (com persistência de dor articular por meses ou anos).

O que é febre do zika vírus?

É uma doença causada pelo vírus zika (ZIKAV), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti, infectado. Pode manifestar-se clinicamente como uma doença febril aguda, com duração de 3 a 7 dias, geralmente sem complicações graves.