Golfinho é encontrado sem vida na Praia do Vila, em Imbituba

Foto: PMP/Udesc-Laguna

Mais um golfinho foi encontrado morto pela equipe da Udesc, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Desta vez, o animal foi encontrado na Praia da Vila, em Imbituba, na última terça-feira, 29.

Tratava-se de uma fêmea de golfinho-de-dentes-rugosos (Steno brendanensis). O animal foi encaminhado para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc para efetuar a necropsia na busca de identificar a causa da morte.

Segundo a médica veterinária Gabriela Cristini de Souza, o golfinho era uma fêmea muito magra que quase não tinha conteúdo estomacal, o que significa que não estava se alimentando. O golfinho apresentava um edema e congestão pulmonar indicativo de afogamento.

Segundo a equipe veterinária do PMP-BS/Udesc, foi constatado que o animal apresentava defesa imunológica bem baixa, além de lesões pulmonares que sugerem um caso de infecção. Foram coletadas amostras para confirmar o quadro clínico.

Este é o terceiro caso desta espécie de golfinho em quatro anos de projeto. Uma grande característica são seus dentes, que apresentam superfície da coroa com intensa rugosidade. A fêmea passava 75 quilos e media 2,11 metros de comprimento.

Informações: Santiago Anguita