Governador Carlos Moisés anuncia investimentos no Aeroporto de Jaguaruna

Foto: Lucas Vieira | Portal Infosul

O governador Carlos Moises (sem partido) esteve em Tubarão durante a manhã desta sexta-feira, dia 15 de outubro, para anunciar investimentos no Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, e ouvir demandas da Cidade Azul. Ele e demais gestores da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade foram recepcionados no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Serão destinados ao Regional Sul aproximadamente R$ 72 milhões em investimentos. A expectativa e que haja até três companhias aéreas operando voos regulares no local, uma vez que a Gol também já manifestou essa intenção. Atualmente, Azul e Latam operam em Jaguaruna.

Parte desse recurso será aplicado no alargamento da pista de pouso e decolagem de 30 para 45 metros e a ampliação e reformulação do terminal de passageiros. O comprimento da pista de pouso, de 2.500 metros, já é o maior de Santa Catarina e adequado a todas as operações futuras em Jaguaruna.

"Organizamos as contas públicas, elegemos a infraestrutura como prioridade, e estamos investindo no fortalecimento da aviação regional. Com esse aporte e a concessão do Aeroporto de Jaguaruna, haverá uma transformação muito grande para a região. O desenvolvimento do Sul de Santa Catarina é um caminho sem volta", projetou o governador Carlos Moisés.

INVESTIMENTOS RECENTES

Recentemente, o Governo do Estado promoveu iniciativas como melhorias no terminal de passageiros, implantação de nova sinalização horizontal, reforma e regularização do serviço contra incêndio, regularização ambiental, desenvolvimento e aprovação do Plano Diretor Aeroportuário e a certificação operacional pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que está em andamento. Além disso, também foi pavimentada a estrada que liga a área central do município ao aeroporto.

PROCESSO DE CONCESSÃO

O Aeroporto de Jaguaruna está em processo de concessão para a iniciativa privada. No início deste mês, dois estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira, jurídica e ambiental, feitos por empresas autorizadas, foram apresentados e estão sendo avaliados pela comissão de avaliação do Governo do Estado. A expectativa é avançar para as fases de consulta pública e audiência pública entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022 e, tão logo ocorra a análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o edital seja publicado em meados de 2022.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs