Governo de Santa Catarina autoriza retomada de alguns serviços

Foto: reprodução

Em edição extra neste domingo, 05, o Diário Oficial do Estado divulgou algumas das atividades que estão liberadas para funcionar a partir desta segunda-feira, 06, desde que obedeçam às recomendações impostas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Desta forma, os profissionais autônomos/liberais de saúde, como médicos, médicos veterinários, fisioterapeutas, odontólogos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos (desde que para atendimento voltado à recuperação ou prevenção da saúde e assistentes sociais, poderão voltar a atender; bem como os cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, depiladores, massagistas e podólogos.

Outros profissionais que vão poder voltar a exercer suas profissões nesta segunda-feira, são os autônomos/liberais em geral, como advogados, contadores, administradores, jardineiros, limpadores de piscina, cozinheiros, faxineiras, empregados domésticos e encanadores.

Clínicas, consultórios, serviços de diagnóstico por imagens, serviços de óticas, laboratórios óticos, serviços de assistência e prótese odontológica e escritórios em geral, também estão autorizados.

No entanto, para que as atividades autorizadas sejam viáveis, uma série de recomendações precisam ser seguidas. Os profissionais devem, por exemplo, atender de forma individual e com horário marcado, além de ter que utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de acordo com a assistência prestada; higienizar as mãos antes e após o atendimento; o cliente deverá ser questionado se apresenta sintomas de COVID-19; usar álcool em gel 70%; manter etiqueta da tosse e o local de atendimento bem ventilado; entre outros, que podem ser conferidos na portaria em anexo.

PORTARIA 223 - Governo do Estado de Santa Catarina