Hercílio Luz homenageia Tom e irá custear curso da CBF ao técnico

Caio Maximiano
Caio Maximiano
Foto: Patrícia Amorim | Hercílio Luz

Durante o lançamento do documentário "Com garra até o fim" (disponível no Youtube), nesta sexta-feira (28), no Aníbal Costa, o Hercílio Luz homenageou o técnico Tom, um dos principais responsáveis pela permanência da equipe colorada na elite do futebol catarinense. Das mãos do presidente Maurício Dobiez, Tom recebeu uma placa em agradecimento pelos serviços prestados ao clube e uma camisa comemorativa pelos 151 da cidade de Tubarão. Além das homenagens, a diretoria do Hercílio também se comprometeu a pagar as licenças da CBF ao treinador. Os cursos da CBF Academy são divididos em níveis: Licença Pró, A, B e C.

Tom recebeu homenagens do Hercílio Luz nesta sexta-feira. Foto: Patrícia Amorim | Hercílio Luz

Ex-jogador do Hercílio Luz, Tom já acumula mais de 10 anos de Leão do Sul. Desde que se tornou funcionário do clube, Everton Soares, o Tom, passou pelos núcleos de escolinhas de futebol, todas as categorias de base e algumas participações como auxiliar do profissional. A efetivação como auxiliar-técnico da equipe profissional veio na Série B do Catarinense. Durante a competição, o técnico Rodrigo Bandeira contraiu Covid-19 e Tom teve que comandar a equipe no empate contra o Camboriú e na vitória contra o Navegantes.

Na Série B em 2020, Tom comandou a equipe em duas partidas. Foto: Patrícia Amorim | Hercílio Luz

Na atual temporada, Tom iniciou como um dos auxiliares do técnico Marcelo Caranhato, que foi demitido na 8ª rodada. Faltando três rodadas para o término da primeira fase, o Hercílio não pensou duas vezes em efetivar Tom como técnico da equipe para a reta final. O treinador aceitou o desafio, mesmo sabendo que seria muito difícil. E foi. Na sua primeira partida, derrota para o Brusque, fora de casa. No segundo jogo, uma nova derrota, desta vez para o Avaí (campeão do Catarinense 2021), em Florianópolis. Na decisão contra o Joinville, em Tubarão, a estrela do técnico Tom brilhou. Com um a menos e perdendo por 2 a 0, o Hercílio buscou o empate. Nos minutos finais, Tom colocou PH, e aos 48, o atacante marcou o gol que garantiu a vitória do Leão do Sul e a permanência na primeira divisão do Campeonato Catarinense.

Tom comemora a permanência na elite após o apito final contra o JEC. Foto: Patrícia Amorim | Hercílio Luz

Prestigiado pela diretoria, Tom seguirá no comando da equipe na Copa Santa Catarina, em setembro. Na competição, o clube irá utilizar os jogadores que permaneceram após o término do Estadual e jogadores que compõe as categorias de base do clube colorado.

Caio Maximiano
× Fale com o Infosul