Desde que retornou ao futebol profissional em 2008, o Hercílio Luz conta com retrospecto pra lá de positivo em estreias.
Passando por diversas competições, entre Séries A e B do Campeonato Catarinense, Copa Santa Catarina e Série D, o Leão do Sul só foi derrotado na estreia em três ocasiões (2008, 2010 e 2013) e não sofre uma derrota há mais de 10 anos.
O histórico conta ainda com 13 vitórias e seis empates, totalizando 22 partidas.
Veja o levantamento:
2023
Hercílio Luz 4×4 Inter de Lages – Copa Santa Catarina
Aimoré 0x0 Hercílio Luz – Série D
Marcílio Dias 0x2 Hercílio Luz – Catarinense Série A
2022
Carlos Renaux 0x0 Hercílio Luz – Copa Santa Catarina
Hercílio Luz 1×0 Juventus – Catarinense Série A
2021
Criciúma 0x2 Hercílio Luz – Copa Santa Catarina
Criciúma 1×1 Hercílio Luz – Catarinense Série A
2020
Hercílio Luz 2×1 Barra – Catarinense Série B
2019
Hercílio Luz 2×1 Tupi – Brasileiro Série D
Tubarão 2×2 Hercílio Luz – Catarinense Série A
2018
Hercílio Luz 5×0 Blumenau – Copa Santa Catarina
Hercílio Luz 2×1 Tubarão – Catarinense Série A
2017
Fluminense 1×2 Hercílio Luz – Catarinense Série B
2016
Barra 1×2 Hercílio Luz – Catarinense Série B
2015
Hercílio Luz 2×1 Juventus – Catarinense Série B
2014
Hercílio Luz 0x0 Blumenau – Catarinense Série B
2013
Porto 2×1 Hercílio Luz – Divisão Especial
2012
Hercílio Luz 1×0 XV Indaial – Divisão Especial
2011
Hercílio Luz 2×1 XV Indaial – Divisão Especial
2010
Joaçaba 1×0 Hercílio Luz – Divisão Especial
2009
Joaçaba 3×4 Hercílio Luz – Divisão de Acesso
2008
Juventus 4×1 Hercílio Luz – Divisão de Acesso
Contra a Chapecoense, fora de casa, a tarefa não será fácil, mas o Intrépido vai buscar iniciar sua caminhada no Catarinense no sábado, dia 20, na Arena Condá, com mais um resultado positivo. Nas últimas três edições, foram duas vitórias e um empate.
Leia também:
– Do passado ao presente: os gringos na história do futebol tubaronense
– No BID: Hercílio Luz registra Eliel e Jean Martim, reforços ainda não anunciados
– Após lesões em 2023, trio é “reforço caseiro” do Hercílio Luz para o Catarinense
– Média de idade do Hercílio Luz para o Catarinense diminui em quase um ano em relação a 2023
– Conheça Eduardo, novidade no profissional do Hercílio Luz para o Campeonato Catarinense
– Hercílio Luz lança nova camisa titular para a temporada 2024
As últimas estreias do Hercílio Luz no Estadual:
– CRICIÚMA 1×1 HERCÍLIO LUZ (2021)
Jogando em casa, o Criciúma se impôs e abriu o placar aos 5 minutos da primeira etapa, com gol de cabeça do lateral Léo. O Hercílio atuou com um homem a menos desde os 33 minutos após a expulsão de Garraty.
Na segunda etapa, aos 30 minutos, PH deixou a marcação no chão e chutou forte para deixar tudo igual no Heriberto Hulse.
Realizada no período de pandemia, a partida não teve público.
Escalações
Criciúma: Gustavo, Léo (Emanuel), Alemão, Marcel e Hélder; Eduardo (Marcus Índio), Moacir, Gabriel Silva (João Carlos); Mateus Anderson, Pedrinho (Vinícius Tsumita) e Uilliam Barros. Técnico: Hemerson Maria
Hercílio Luz: Rafael Roballo, Carlos Eduardo, Rodolfo Mol, Negretti e Rafael Rosa (Boré); Jhonata (Levi), Luanderson, Garraty e Renato Henrique (Dudu); PH (Hiago) e Wellington (Cesinha). Técnico: Marcelo Caranhato

– HERCÍLIO LUZ 1×0 JUVENTUS (2022)
O Leão do Sul largou com vitória diante do Juventus de Jaraguá no Estadual em 2022. O gol único da partida foi marcado por Garraty, que saiu do banco para balançar as redes aos 24 minutos do segundo tempo.
Escalações
Hercílio Luz: Matheus, Cleiton, Rafael Lima, Kadu e Paulinho; Dener, Jonathan Cabeça (Lucas Pederzoli), Vitinho e Fabinho (Andrei Alba); Dentinho (Matheus Campos) e Vinícius Urbano (Garraty). Técnico: Raul Cabral
Juventus: Hudson Jr, Alex Travassos, Felipe Gregório, Reinaldo Lobo e Roger Deniro (Daniel); Matheus Claudino (Tenner), Banguele, Lucas de Sá e Jeffinho (Tcharles); Maikon Leite (Dodô) e Uederson (Jonatas Belusso). Técnico: Paulo Foiani

– MARCÍLIO DIAS 0x2 HERCÍLIO LUZ (2023)
Na estreia da última edição do Estadual, o Hercílio Luz quebrou um tabu de 31 anos sem vencer o Marcílio Dias fora de casa para garantir os três pontos. Giovani e Anderson Ligeiro marcaram os gols, um em cada etapa.
Escalações
Marcílio Dias: Rafael Pin; Victor Guilherme, Everton, Léo Rigo e Wilian Simões; Bruno Miguel (Julinho), Alison e Luiz Fernando (Gabriel José); Rodrigo Pimpão, Peu (Erik) e Cesinha (Juninho). Técnico: Rogério Corrêa
Hercílio Luz: Matheus Aurélio; Cleiton, Wallace, Willian Rocha e Kaike; Igor Silva, Davi Lopes (Jonathan Cabeça) e André (Raynan); Carlos Renato (Wellington), Anderson Ligeiro (Gustavo Lopes) e Giovani (Tiago Pará). Técnico: Raul Cabral

Estreia de 2024 marca reencontro com Rafael Lima

O embate entre Chapecoense e Hercílio Luz, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense, terá um ingrediente especial. A partida marcará o reencontro de Rafael Lima com o Leão do Sul e a sua despedida dos gramados como atleta profissional.
Após a eliminação na Copa Santa Catarina do ano passado, o defensor aceitou a proposta da nova gestão da Chapecoense para assumir como gerente de futebol. Junto à proposta, também foi lhe dada a oportunidade de se despedir dos gramados na estreia do Estadual. Ele deve atuar por alguns minutos na etapa final.
Rafael Lima construiu uma bela história em ambas as equipes. No Hercílio Luz, após cogitar a aposentadoria, conseguiu dar a volta por cima no futebol antes de viver momentos mágicos na Chapecoense, entre 2012 e 2016. No retorno ao Hercílio, foi o capitão da equipe entre 2022 e 2023.
O defensor de 37 anos soma 207 jogos pela Chapecoense, sendo o terceiro atleta que mais vezes vestiu a camisa do Verdão do Oeste, e outros 66 pelo Hercílio Luz, sendo o segundo com mais jogos pelo clube desde o retorno ao futebol profissional.
