Após uma semana de polêmicas nos bastidores sobre a utilização do VAR, com troca de farpas entre os clubes e notas trocadas pelo Leão do Sul com a Federação Catarinense de Futebol (FCF), a bola enfim vai rolar para Hercílio Luz e Criciúma.
As duas equipes se enfrentam neste sábado, dia 9, às 18h, no Aníbal Costa, em Tubarão, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Catarinense. A promessa é de casa cheia nos primeiros 90 minutos do confronto eliminatório.
O duelo será transmitido ao vivo pela MB TV, no YouTube.
Leia também:
— Cabine do VAR chega ao Aníbal Costa em veículo do Criciúma
— Fogos e sinalizadores: torcida colorada prepara recepção ao ônibus do Hercílio Luz
— Criciúma terá carga total de 900 ingressos contra o Hercílio Luz
— Comandante do 5° BPM de Tubarão detalha esquema de segurança para Hercílio Luz x Criciúma
COMO CHEGAM AS EQUIPES?
Com cinco pontos nos primeiros cinco jogos, o Leão do Sul ganhou sobrevida na competição após a chegada do técnico Alexandre Lopes. A seis jogos no comando da equipe, o treinador acumula duas vitórias, três empates e apenas uma derrota. O único revés foi diante do Barra, na última rodada, em Itajaí. Apesar da derrota, o Leão do Sul garantiu a classificação ao mata-mata na oitava colocação com 14 pontos em 11 partidas.
Por sua vez, o Criciúma sobrou na primeira fase da competição estadual. O time de Cláudio Tencati liderou ponta a ponta e encerrou a fase classificatória na primeira colocação com 25 pontos, cinco a mais que Avaí e Marcílio Dias, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Dos 11 jogos, o Tigre venceu oito, empatou um e perdeu apenas dois. A equipe criciumense acumula três jogos de invencibilidade, com duas vitórias e um empate.

ÚLTIMOS ENCONTROS E RETROSPECTO
As equipes já se enfrentaram nesta edição do Estadual. Pela terceira rodada, ainda sob o comando do técnico Felipe Moreira, o Leão do Sul foi dominado pelo adversário e acabou derrotado por 2 a 0 no Heriberto Hülse.

Em 2023, também pelo Campeonato Catarinense, foram três confrontos. Na primeira fase, empate sem gols. As duas equipes voltaram a se encontrar na semifinal. O Criciúma venceu o primeiro jogo por 2 a 0, fora de casa, e perdeu o segundo por 2 a 1, no Aníbal Costa, garantindo a classificação na soma dos placares.
O retrospecto é favorável ao Tigre. Em 45 jogos, são 24 vitórias do Criciúma, 10 vitórias do Hercílio Luz e 11 empates.

INVENCIBILIDADE COLORADA EM CASA
O Leão do Sul tem o Aníbal Costa como um dos trunfos para os primeiros 90 minutos das quartas de final. Em casa, o Leão do Sul segue invicto na temporada após seis jogos. São três vitórias e três empates. No recorte dos últimos 41 jogos em casa, a equipe perdeu apenas vez. A última derrota foi para o Marcílio Dias na volta da semifinal da Copa Santa Catarina do ano passado.
Pelo Estadual, o Hercílio Luz também defende uma invencibilidade que já dura 24 jogos em casa. O último revés pelo Catarinense foi justamente para o Criciúma, na temporada 2019. Desde então, são 15 vitórias e nove empates, com aproveitamento superior aos 75%.
Os dados foram levantados pelo jornalista Eduardo Madeira, da Rádio Cidade em Dia.

CRICIÚMA NÃO VENCE EM TUBARÃO DESDE 2019
A última derrota do Hercílio Luz em casa pelo Estadual, diante do Criciúma, em 7 de abril de 2019, foi também a última vez que o Criciúma venceu os tubaronenses no Aníbal Costa. Depois disso, foram mais duas partidas, ambas no ano passado, com um empate sem gols e uma vitória colorada por 2 a 1.

VAR
O recurso do VAR nos dois jogos das quartas de final foi um pedido do Criciúma. Sem consenso com o Hercílio Luz pela utilização da ferramenta no primeiro jogo, a FCF deliberou a presença do árbitro de vídeo com base nos artigos expostos no RGC (Regulamento Geral de Competições).
A cabine do VAR chegou ao Aníbal Costa nesta quinta-feira, dia 7, transportada por funcionários do Tigre, e teve seu teste técnico realizado nesta sexta pelos responsáveis pelo equipamento. Em nota, a FCF garantiu que o estádio possuía laudos que garantiam as condições necessárias para a instalação da tecnologia.
Rodrigo D’Alonso Ferreira será o responsável pelo árbitro de vídeo.

EXPECTATIVA DE CASA CHEIA
Os primeiros 90 minutos das quartas de final devem contar com boa presença de público. Até a publicação da matéria, 978 ingressos haviam sido vendidos para os torcedores do Hercílio Luz. Os números não incluem os sócios, que acessam o estádio com a carteira. Aos torcedores do Tigre, pouco mais de 130 entradas foram comercializadas.
As vendas seguem e devem atingir um ritmo maior neste sábado, dia da partida.
Por volta das 16 horas, o elenco do Hercílio será recepcionado pelos torcedores colorados.

INGRO x FELIPE VIZEU
Hercílio Luz e Criciúma marcam o encontro de dois dos principais goleadores do Campeonato Catarinense.
Ingro, do Leão do Sul, é o artilheiro isolado da competição com cinco gols marcados.
Com quatro gols, Felipe Vizeu, do Tigre, divide a vice-artilharia da competição com seis atletas.

HERCÍLIO LUZ
Com cartões zerados e o departamento médico esvaziado, o técnico Alexandre Lopes terá praticamente força máxima para montar a equipe neste primeiro duelo das quartas de final. A única exceção é Cleiton, que sofreu grave lesão e só retorna na Série D do Brasileiro.
Recuperado, Wallace foi preservado do último jogo, teve os cartões zerados e deve retomar a posição. André Baumer também está recuperado, treinou e deve ser relacionado pela primeira vez. Carlos Renato também volta após tratamento de lesão.
Outra novidade que pode aparecer é o lateral-direito Gustavo Café, que está regularizado no BID da CBF e deve ser relacionado pela primeira vez.
Lopes também conta com os retornos de Guilherme Lazaroni e Mariotto, titulares da equipe.
Desfalques: Cleiton (avulsão no tendão do músculo adutor reto)
Pendurados: ninguém
Uma possível escalação do Hercílio Luz tem: Matheus, Luís Gustavo, Wallace, Léo Rigo e Guilherme Lazaroni; Jean Martim (Igor Silva), Jonathan Cabeça e Ingro; Tallyson (Carlos Renato), Mariotto e Anderson Ligeiro

CRICIÚMA
O Criciúma terá praticamente força máxima para enfrentar o Hercílio Luz. Apenas o uruguaio Baltasar Barcia está entregue ao departamento médico e não estará à disposição do técnico Cláudio Tencati. Renato Kayser é dúvida. Ambos são suplentes e não mexem na estrutura do time inicial que o treinador do Tigre deve mandar a campo.
Ausência em um dos treinos durante a semana, o goleiro Gustavo não será problema e deve ser o camisa 1 do Tigre.
Desfalques: Baltasar Barcia (DM)
Pendurados: ninguém
Uma possível escalação do Criciúma tem: Gustavo, Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Higor Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Felipe Vizeu e Éder

ARBITRAGEM
Árbitro: Rafael Traci (FIFA)
Assistente 1: Thiaggo Americano Labes (CBF)
Assistente 2: Henrique Neu Ribeiro (CBF)
Quarto árbitro: William Machado Steffen (CBF)
Quinto árbitro: José Roberto Larroyd (CBF)
Delegado: Weliton Brasileiro Ribeiro
Delegado especial: Cantucho João Setúbal
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira
AVAR: Alex dos Santos
Observador de VAR: Vayran da Silva Rosa
Quality Manager: Alcides Zawaski Pazetto

Onde assistir
MB TV (YouTube)
Onde ouvir
Esporte de Primeira
Rádio Cidade Tubarão
Rádio Tubá
Rádio Eldorado
Rádio Cidade Em Dia
Rádio Marconi
Tabelando
Jovem Pan News Criciúma
Som Maior
Confira os jogos de ida das quartas de final do Catarinense 2024:
Sexta-feira (08/03)
Brusque x Marcílio Dias – 20h – Estádio das Nações
Sábado (09/03)
Joinville x Avaí – 16h30 – Arena Joinville
Hercílio Luz x Criciúma – 18h – Aníbal Costa
Domingo (10/03)
Barra x Figueirense – 17h – Dr. Hercílio Luz