HNSC aguarda vistoria para iniciar serviços de radioterapia

Foto: divulgação | HNSC

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, aguarda desde o mês de maio a liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), para iniciar os serviços de radioterapia da unidade, que funcionará em um prédio em frente ao hospital. “Nossa previsão era setembro, mas até o momento não recebemos sinalização do órgão” explica Fabio Tadeu Teixeira, diretor executivo da instituição.

De acordo com Teixeira, toda a estrutura do setor já está montada, o Acelerador Linear instalado e as equipes que irão trabalhar no local treinadas para operar o equipamento que realiza o tratamento da radioterapia. “Teremos inicialmente uma equipe com cinco técnicos em radioterapia, três médicos radio-oncologistas, dois físicos médicos, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, uma nutricionista, enfermeira estomaterapeuta, equipe de recepção e auxiliares administrativos”, destaca o diretor.

A radioterapia faz parte do Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, que prevê ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do país. A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.

O HNSC tem aproximadamente 900 pacientes/mês que fazem tratamento oncológico na instituição, sendo que 20% destes necessitam de radioterapia. “E ainda temos que levar em consideração outros pacientes que fazem tratamento fora da nossa instituição e que poderão se beneficiar com o serviço”, conclui Fabio.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs