Hospital de Caridade de Jaguaruna emite comunicado sobre situação de greve; pagamentos devem ser creditados nesta manhã

Desde ontem, 18, os funcionários do Hospital de Caridade de Jaguaruna estão em greve devido ao não pagamento do salário do mês de novembro - que deveria ter sido pago no último 5º dia útil. De acordo com a Presidente do Sindicato da Saúde de Tubarão e Região, Denise Matos de Freitas, a direção estava ciente do movimento desde o dia 13.

Faz 8 meses que a instituição atrasa o pagamento dos colaboradores. Essa é a segunda paralisação em 2019; a primeira ocorreu no mês passado.

A instituição conta com 37 funcionários, dos quais 34 estão mobilizados. O hospital está atendendo somente urgência e emergência.

A expectativa era que os débitos sejam creditados nesta manhã.

Confira o comunicado oficial do hospital:

A direção do Hospital de Caridade de Jaguaruna (HCJ) lamenta, mas compreende a decisão dos funcionários da instituição, tomada em assembleia realizada pelo sindicado da categoria, de deflagrar greve a partir das 12h de quarta-feira, 18, em razão de atraso no pagamento dos salários.

Ao mesmo tempo, a direção informa à população que os atendimentos de urgência e emergência não serão comprometidos e funcionarão normalmente.

O HCJ é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), instituição sem finalidade lucrativa, que presta serviços à população de Jaguaruna e região, mediante contratos/convênios firmados com o município e o Estado de Santa Catarina.

Portanto, para adequado funcionamento dos serviços, torna-se indispensável a realização dos repasses financeiros vinculados aos serviços prestados em atendimento aos cidadãos de Jaguaruna na sua forma regular.

Da mesma forma é público e notório que, infelizmente, tais recursos não estão sendo repassados regularmente, o que vem gerando toda esta condição alheia à vontade do Ideas.

A expectativa da direção do HCJ é de que os recursos para pagamento dos salários sejam disponibilizados até quinta-feira, 19.

A direção do HCJ agradece a atenção e conta com compreensão de todos!

Atenciosamente
A direção