Hospital de Laguna deve ativar 10 leitos de UTI até quinta-feira; outros 10 serão abertos em Imbituba no mês de setembro

Foto: reprodução/meramente ilustrativa

Até o dia 1º de setembro a região da Amurel deve contar com mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

No município de Laguna, a expectativa é que os novos 10 leitos do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, sejam ativados até quinta-feira, 13. De acordo com a secretária de saúde, Valéria Olivier, os ajustes estruturais exigidos pelo Estado já foram concluídos.

As demais unidades serão comportadas em Imbituba, no Hospital São Camilo, por meio do credenciamento do Ministério da Saúde. Assim como no hospital de Laguna, algumas adaptações foram exigidas na estrutura do prédio. Essas obras, segundo o prefeito da cidade, Rosenvaldo Júnior, “estão em ritmo acelerado”. Se tudo ocorrer conforme o planejamento, esses leitos vão ser ativados no dia 1º de setembro.

O Estado de Santa Catarina não confirma a permanência dos leitos de UTI em Laguna após a pandemia de Covid-19. Por enquanto, a Secretaria de Estado de Saúde garante apenas a continuidade das instalações até o fim do ano. Já na cidade de Imbituba, por ter havido um credenciamento junto ao Ministério da Saúde, esses leitos serão permanentes e oferecidos gratuitamente à população através do Sistema Único de Saúde (SUS).