IBGE abre inscrições para concurso do Censo Demográfico 2020

Foto: reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu o período de inscrições para o concurso que selecionará os recenseadores e os agentes censitários que trabalharão no Censo Demográfico 2020. No Brasil, são mais de 208 mil vagas disponíveis, sendo 7.675 em Santa Catarina.

Os cargos exigem ensino médio completo e possuem carga horária de 40 horas semanais. As inscrições devem ser realizadas no site do Cebraspe e custam o valor de R$ 35,80. Não há horário fixo para a realização dos trabalhos, mas é esperado que os classificados dediquem ao menos 25 horas semanais.

Em Santa Catarina, 205 dos municípios possuem vagas para os agentes.

O Agente Censitário Municipal gerencia o posto de coleta e fica à frente de ações administrativas (ligadas ao controle e à gestão dos recursos humanos e materiais) e técnicooperacionais (gerenciamento dos Recenseadores e ACSs, orientação da coleta de dados).

O Agente Censitário Supervisor tem como principal função acompanhar, avaliar e orientar os Recenseadores durante o trabalho de campo. Além disso, lida com questões técnicas, de informática e administrativas, como renovação de contratos.

Confira o Edital aqui.