Imbituba: Centro Bem-estar Animal castra mais de 750 animais em quatro meses

Foto: reprodução

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca (SEDSAP) de Imbituba, pelo menos 13 mil animais vivem em situação de rua no município. Parte deles – mil – estão sendo cuidados por voluntários.

Com objetivo de diminuir essa estatística, a cidade instalou em setembro do ano passado o Centro Bem-estar Animal, que visa realizar a castração desses animais afim de evitar a reprodução deles. Até agora, em quatro meses de programa, pelo menos 750 procedimentos já foram realizados. 25% do total referente a gatos e 75% cachorros.

O responsável pelas esterilizações é o médico veterinário Emanoel Matos, de acordo com ele, dependendo das condições do animal, o procedimento é rápido.

“O procedimento é indolor ao animal, já que ele passa o tempo todo adormecido. Se a cirurgia exige mais tempo, nós reaplicamos a anestesia. As castrações são muito importantes, pois, por meio delas, conseguimos evitar a proliferação de algumas zoonoses, como a raiva”, disse o veterinário Emanoel Matos.

Até o fim de 2020, a expectativa é que o município consiga realizar até quatro mil castrações, tendo como consequência a redução de ninhadas e de animais em situação de abandono.