Imbitubense se destaca no Trail Running

Manter a saúde em dia, cuidar do corpo e da mente e ainda enfrentar seus medos e dificuldades é o que motiva o imbitubense Guilherme Gonçalves a persistir em sua paixão pela corrida de aventura , esporte que pratica há mais de seis anos.

O Trail Running é um termo designado as atividades em locais desprovidos de estradas pavimentas e de infraestrutura urbana. A variação de subidas e descidas também é uma característica do esporte, existindo provas onde o acúmulo de quilômetros subidos podem chegar a mais de 10km de subida vertical distribuídos ao longo de toda prova .O contato com a natureza é um dos principais atrativos apreciados pelos atletas e o objetivo é superar as dificuldades de acesso e a transposição impostos pela natureza,como pedras, subidas, descidas, entre outro.

É isso que faz o guarda vida, aos 36 anos,casado , pai do Bryan de quatro anos que completa dizendo que estes percursos são incríveis e desafiadores. "Esta pratica de esporte promove uma conexão muito forte entre o atleta e o ambiente natural além, é claro, de exigir do atleta uma preparação física intensa e completa", descreve Guilherme.

O atleta revela ainda que praticar o Trail Running é a forma mais sincera de expressar sua gratidão a Deus pela vida. Apesar das dificuldades enfrentadas pela grande maioria dos atletas no país, como conciliar suas responsabilidades pessoais e sociais com treinamentos e competições, Guilherme continua lutando para chegar no Circuito World Tour e também na Seleção Brasileira de Trail Run. Ser inspiração para outras pessoas também funciona como um combustível para o atleta continuar praticando o esporte.

Guilherme treina todos o dias por ruas e trilhas de Imbituba e diz que a cada novo amanhecer se torna melhor do que o dia anterior, pois acredita estar dando um passo a frente. Outro estímulo para vencer todos os dias são apoiadores, pessoas que acreditam no seu potencial. "Não se trata apenas de patrocinadores, são parceiros que reconhecem meu esforço e se importam com meu desempenho e sucesso, revela Guilherme. São essas pessoas que também me estimulam a não desistir frente aos desafios.

O empresário Guilherme Carradore, proprietário da Pizza Del Mondo é uma dessas pessoas que acredita no força do atleta imbitubense, há mais de cinco anos. Para o empresário Guilherme apoiar os atletas e incentivar o esporte é gratificante. "Sei o quanto é difícil ser atleta devido a falta de incentivos, de patrocínios e, poder ajudar um atleta disciplinado e dedicado como o meu xará Guilherme, me faz sentir muito bem", descreve um dos proprietários da Pizza Del Mondo.

Para o guarda vida umas das experiências mais gratificantes em seu esporte é poder levar o seu nome e de sua cidade a diversas competições dentro e fora do país. Uma dessas ocorreu em São Paulo este ano quando o atleta foi selecionado entre 23 competidores para participar da Seletiva para o Mundial Trail. Ele ficou em décimo no resultado geral, como eram apenas duas vagas, não conseguiu se classificar. Mas pensa que ele desistiu? Não! Ele continua sua jornada e buscará essa vaga novamente em 2020. O guarda vidas e atleta tem grandes provas no currículo e conta que um dos seus principais desafios foram as 100 milhas do Indomit Costa Esmeralda, em 2017, onde obteve a terceira colocação em mais de 25 horas de prova e a Cortina Dampezzo, nos Alpes Italianos em mais de 6 horas de prova com mais de 1600 atletas do mundo inteiro.

Mas além do prazer de participar de competições, o atleta revela que ter a chance de enfrentar os medos diariamente o faz acreditar que escolheu o caminho certo para sua vida.

 

Texto: Chirle Ponciano