Início do Catarinense Sub-17 e Sub-20 é marcado para setembro

Foto: Carolina Machado | CA Tubarão

As competições de base em Santa Catarina devem voltar em breve. A Federação Catarinense de Futebol já avisou aos clubes sobre o retorno do Campeonato Catarinense das categorias sub-17 e sub-20 a partir de setembro. Os clubes interessados em participar das competições já se manifestaram.

O regulamento detalhado está sendo desenvolvido pelo departamento jurídico da FCF e deve ser divulgado em breve no site oficial da entidade, assim como os protocolos sanitários para evitar a transmissão do Covid-19.

Hercílio e Tubarão dentro no sub-20; Tubarão fora no sub-17

Na categoria sub-20, Hercílio Luz e Tubarão confirmaram suas participações. Além da dupla tubaronense, Avaí, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma e Joinville também estão confirmados na disputa. A primeira rodada está marcada para o dia 4 de setembro. O Leão do Sul encara o Brusque em casa e o Peixe viaja para enfrentar o Joinville. O clássico está marcado para a 7ª rodada e será disputado no Domingos Gonzalez. A competição se estende até o dia 27 de novembro.

No sub-17, as equipes são praticamente as mesmas, com exceção de Figueirense e Tubarão, que optaram por não participar da competição na categoria juvenil. A tabela de jogos deve ser divulgada em breve pela Federação Catarinense de Futebol.

Por causa da pandemia, a primeira divisão dos estaduais das categorias de base sequer foram realizados na temporada passada. A Série B do Catarinense Sub-17 até foi iniciada, mas foi encerrada sem campeão após acordo entre os participantes. O Hercílio Luz tinha uma vitória e um empate até o encerramento da competição.

Fórmula de disputa do Catarinense Sub-17 e Sub-20

No sub-20, as equipes jogam em turno único, sendo quatro jogos por rodada. Um time folgará por conta do número ímpar de clubes inscritos. Os quatro melhores avançam para a semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta. Na grande decisão, as equipes também disputam dois jogos para definir o campeão. No sub-17, o regulamento se repete, sendo três jogos e uma equipe de folga a cada rodada.

Tabela de jogos de Hercílio Luz e Tubarão no Catarinense Sub-20:

1ª rodada: Hercílio Luz x Brusque | Joinville x Tubarão (04/09)
2ª rodada: Chapecoense x Hercílio Luz | Tubarão x Figueirense (11/09)
3ª rodada: Avaí x Hercílio Luz | Concórdia x Tubarão (18/09)
4ª rodada: Hercílio Luz x Joinville | Tubarão folga (25/09)
5ª rodada: Hercílio Luz x Concórdia | Tubarão x Avaí (02/10)
6ª rodada: Figueirense x Hercílio Luz | Criciúma x Tubarão (09/10)
7ª rodada: Tubarão x Hercílio Luz (16/10)
8ª rodada: Hercílio Luz x Criciúma | Chapecoense x Tubarão (23/10)
9ª rodada: Hercílio Luz folga | Tubarão x Brusque (30/10)