Leilão de concessão do trecho sul da BR-101 recebe três propostas

Foto: reprodução/Estadão

O leilão de concessão do trecho sul da BR-101, marcado para a próxima sexta-feira, 21, recebeu três propostas – duas empresas e um consórcio. Durante a abertura dos envelopes, vencerá quem oferecer o menor valor a ser cobrado nos pedágios que serão instalados.

Segundo o edital, o vencedor ficará responsável pela operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias na via durante os próximos 30 anos.

Entre Palhoça e a divisa com o Rio Grande do Sul, serão instalados quatro praças de pedágios: uma em Laguna, outra em Tubarão e mais uma em Araranguá e São João do Sul, respectivamente. O valor cobrado em cada praça não poderá ultrapassar o valor de R$ 5,19; o valor será definido na sexta-feira, 21, quando as propostas serão conhecidas.

São esperados cerca de 25 mil veículos diários no primeiro ano de concessão da BR-101/SC. O programa inclui a implantação de 98,3 km de terceira faixa até os primeiros 25 anos da concessão. E também a construção de 70,3 km de vias marginais e outras melhorias.