Levantamento do “Dia D de mobilização contra o Sarampo” é divulgado

Foto: Reprodução

Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 3 mil crianças com idades entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias compareceram aos postos de saúde no último sábado, 19, no “Dia D de mobilização contra o sarampo” na região da Amurel.

Ao todo 1.306 vacinas foram aplicadas. A maioria delas em Tubarão, 301 crianças imunizadas.

A campanha contra o sarampo teve início no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde. Essa foi a primeira mobilização nacional do combate ao vírus que deve ir até a próxima sexta-feira, 25. Nessa primeira etapa somente crianças entre 6 meses e 4 anos puderam ser imunizadas.

De 18 a 30 de novembro deve-se iniciar a segunda etapa da campanha, destinada a adultos com idades entre 20 e 29 anos.

Todas as unidades de saúde da região que possuem salas de vacinação vão continuar efetuando doses da vacina. O objetivo é imunizar o maior número de crianças.

Casos de Sarampo na região

O primeiro caso de Sarampo na região da Amurel foi confirmado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina na última semana. Um rapaz de 22 anos, natural de Imbituba, teria contraído a doença depois de uma visita à Curitiba, no Paraná.

Em 2019 já são 34 casos confirmados da doença no estado. A maioria deles em Florianópolis, 17 casos. Para se ter uma ideia, em uma semana houve um aumento de mais de 60% nas ocorrências de registro de suspeita de sarampo em comparação com o último levantamento. Além desses, outros 17 casos estão sendo investigados.