Luciano retorna ao Tubarão após quase dois anos no Atlético-MG e terá futuro avaliado pela diretoria

Foto: Divulgação | Atlético-MG Foto: Divulgação | Atlético-MG

Neste mês de março, o Tubarão contou com o retorno de um jogador que há muito tempo estava longe da Cidade Azul. Após quase duas temporadas emprestado ao Atlético-MG, o atacante Luciano, de 21 anos, está de volta ao Domingos González. O futuro do atleta será discutido pela diretoria tricolor, que recebeu algumas sondagens pelo jovem atleta. Também não está descartado que ele integre o grupo na disputa da Série B do Catarinense.

Luciano chegou às categorias de base do Tubarão em 2017 após passagem por clubes do interior paulista. O garoto foi um dos destaques da categoria sub-17 daquele ano, chamando a atenção do técnico Beto Almeida, da categoria sub-20, que decidiu subir o garoto para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com apenas 17 anos, Luciano foi um dos destaques do Peixe na maior competição de futebol de base do país. Ele marcou um dos gols na vitória histórica por 3 a 2 diante do Fluminense. Ele também anotou um gol contra o Mogi Mirim.

Após a disputa da Copa São Paulo, Luciano fez sua estreia na equipe profissional na vitória por 3 a 0 diante do Joinville, resultado que garantiu a vaga na Copa do Brasil 2019 ao Tubarão. Na sequência, retornou para os juniores e foi um dos principais jogadores da equipe na conquista do 2° lugar no Campeonato Catarinense sub-20. Em 11 partidas, ele marcou 4 gols e deu 3 assistências.

Em 2019, Luciano disputou mais uma Copinha pelo Tubarão, mas desta vez não balançou as redes. Assim como na temporada anterior, integrou o grupo profissional após a disputa da competição. Foi utilizado em apenas uma partida, na derrota para o Metropolitano. O técnico era Beto Almeida, velho conhecido do jovem atacante. Antes de se despedir do Tubarão, Luciano disputou as duas partidas contra o Vasco na Copa do Brasil sub-20. Ele marcou o único gol do Peixe, de pênalti, nos Domingos González. A equipe tubaronense perdeu os dois jogos e acabou sendo eliminada.

No fim do primeiro semestre de 2019, o Atlético-MG anunciou a contratação de Luciano por empréstimo. Ex-dirigente da equipe tubaronense, Júnior Chávare foi um dos responsáveis pela sua ida ao clube mineiro. A sua estreia com a camisa do Galinho foi no dia 29 de junho, contra o Villa Nova, pelo Campeonato Mineiro Sub-20. Seu primeiro gol aconteceu 4 jogos depois, contra o Grêmio, pelo Brasileirão Sub-20. Em sua primeira temporada, fez parte do grupo que conquistou o Mineiro Sub-20.

Em 2020, disputou a terceira Copa São Paulo da carreira, desta vez, vestindo as cores do Atlético-MG. O atacante deixou sua marca na partida contra o ABC-RN. O Galo chegou até as oitavas de final e foi eliminado pelo Grêmio. Outro título conquistado por Luciano em Minas Gerais foi o Brasileirão Sub-20. O garoto participou de 18 jogos durante a campanha. Na temporada, o Galinho também chegou às semifinais da Copa do Brasil e perdeu a Supercopa para o Vasco.

Um dos títulos de Luciano no Atlético-MG foi o Campeonato Brasileiro Sub-20 2020.

Luciano volta ao Tubarão com 21 anos. Sem pretensões de utilizá-lo na equipe profissional, o Galo não exerceu a opção de compra. O atacante já treina com o restante do grupo no Domingos González desde o início do mês. No momento, a diretoria monta uma equipe sub-20. Parte do grupo será utilizado na Série B do Catarinense, junto dos atletas que serão contratados. A competição inicia no dia 20 de junho.

Desempenho com a camisa do Atlético-MG:

- 37 jogos
- 4 gols

Títulos:

- Campeonato Brasileiro Sub-20 2020
- Campeonato Mineiro 2019