A startup californiana Stratolaunch teve sucesso no primeiro voo do seu jato hipersônico, o Talon-A1. A empresa trabalha para desenvolver uma versão reutilizável deste veículo, que consegue carregar importantes cargas para a ciência em uma velocidade cinco vezes maior que a do som.
O Talon-A1 foi lançado no ar pela aeronave Roc, também desenvolvida pela companhia e a maior já produzida no mundo, a mais de 10 mil metros de altitude. Veja o vídeo do teste, publicado pela Stratolaunch:
“Temos o prazer de anunciar que, além de atingir todos os nossos objetivos e de nossos clientes no voo, chegamos a altas velocidades supersônicas e coletamos muitas informações de grande valor para os nossos clientes”, disse Zachary Krevor, presidente e CEO da Stratolaunch, em um comunicado.
Os dados coletados neste primeiro voo do Talon-A1 vão ser usados para o desenvolvimento e o futuro teste do Talon-A2, a versão reutilizável de seu antecessor. O primeiro teste do Talon-A2 está planejado para acontecer ainda neste ano.
A companhia pretende desenvolver suas futuras versões do Talon-A com propulsão de foguete e capacidade de carga variável para chegar a velocidades hipersônicas. A empresa também quer desenvolver um veículo hipersônico maior, o Talon-Z, e uma aeronave espacial, a Black Ice, que poderia levar cargas e, possivelmente, passageiros para a órbita terrestre.
Matéria: Época Negócios