Marcele Bressane: como conviver com quem reclama de tudo?

Imagem: reprodução

Quem não conhece alguém que simplesmente reclama de tudo? Reclama que está calor, que está frio. Reclama quando está namorando, quando está solteira. Reclama, reclama, reclama. E muitas vezes nem entendemos o que está acontecendo para realmente haver tantas reclamações. Sei que é cansativo para quem escuta, mas será que acabamos deixando a pessoa falando sozinha tantas vezes e ficamos sem prestar atenção em algumas reclamações que poderiam fazer sentido?

Já saímos desta base: se a pessoa anda reclamando, para ela essas reclamações fazem sentido. Para ela realmente está muito difícil viver com aquelas dores e precisamos parar de medir a dor sempre com a mesma régua. “Ah, se fosse comigo não seria tão difícil.” Acho tão chato pessoas que ficam comparando dores e cansaços. Cada um tem o seu limiar, e tem que conviver com ele, sendo grande ou pequeno. Então, primeiro, comece a escutar o outro e sem preconceito com aquelas reclamações. Prestando atenção nas dificuldades do outro e não nos seus próprios problemas. Não comparando. De repente, o outro tem que reclamar cinco vezes da mesma coisa, já que você não a escuta.

Pessoas que reclamam também podem estar sobrecarregadas, que tal dividirmos com profissionais? E perguntar para a pessoa se ela não gostaria de fazer uma terapia, que ela pode estar precisando desabafar. Mostrando que tu se interessas pela dor dela e que, juntas, vocês podem arranjar formas de melhorar, mas que ter uma mãozinha a mais, é muito bom!

A reclamação pode também vir em gestos, suspiros intermináveis e não em palavras. Ai sim, está na hora de perguntar para o outro o que está acontecendo. Comunicação é tudo! E se ela está comunicando que não está bom, é necessário que fale. Já que ninguém por aqui lê mentes, não? Vai lá e pergunta: “olha estou percebendo que você está incomodada, é verdade? O que posso fazer?” De repente era isso que a pessoa queria, um carinho, um cuidado e demonstração de amor.

E, por último, há aquelas pessoas que reclamam porque estão muito acostumadas em ver o lado ruim da vida. Se conversar, escutar, levar em psi não funcionou, está na hora do tratamento de choque! Que é mostrar para a outra pessoa que há coisas lindas e maravilhosas por ai. E às vezes é bem difícil ver o lado bom, somos adestrados a ver o lado ruim, para não criar expectativas e consequentemente, se frustrar. Isso faz com que sempre esperamos o pior e quando vem o bom, nem comemoramos. Esperamos e ficamos desanimados com o futuro. Assim, tente limpar a lente do óculos da pessoa e mostre o colorido, que para ela está sendo tão difícil.

Viver com pessoas que reclamam é difícil, mas saiba que ela está tentando comunicar algo. Então, está na hora de pararmos de reclamar da reclamação dela e fazer algo para melhorar a relação. Boa sorte! E se analise também, às vezes precisamos pegar essas dicas e usar para nós mesmos.