Marcele Bressane: Como persuadir as pessoas?

Marcele Bressane
Marcele Bressane
Imagem: reprodução

Quem não gosta de ser escutado e fazer com o outro mude de opinião sobre alguns temas, como política, alimentação? E isso é treino, você sabia? O ato de persuadir alguém é extremamente perigoso, é uma arma que pode ser usada para o mal, porque é isso, mudar o pensamento e o comportamento de alguém a partir da fala. Olha o poder disso! E percebemos muito por ai. Como por exemplo, em publicidades. Você nem queria aquele determinado objeto, mas viu uma propaganda e quis. Mudou a sua ideia, ou seja, te persuadiu. Ou aquele político, que você foi lá falar várias coisas e ele conseguiu ganhar seu voto, no fim. Persuasão. Na verdade, muuuuitos políticos sabem muito bem fazer isso. E sem falar da mulherada de plantão, que faz com que seus parceiros busquem água só mudando o tom de voz. Isso ocorre em tudo que é lugar. Mas é imprescindível que comecemos a entender quando estamos sendo persuadidos e quando podemos persuadir alguém.

Ainda não te mostrei a importância da persuasão? Então vou te contar um teste comportamental que fizeram. Chamaram vários garçons de um determinado restaurante e os dividiram. Alguns deveriam falar com seus clientes contando os pratos do dia e outros garçons só entregariam o cardápio. No fim deste estudo, perceberam que os garçons que explicavam o menu do dia, ganharam mais de 20% de gorjeta em relação aos que só entregavam. Ou seja, persuadiram as pessoas a dar mais gorjetas no fim. E o mais fantástico dessa persuasão. Ganharam a gorjeta e nem pediram!!!

Desta forma, percebemos que o discurso, ou seja, a forma que você aborda a pessoa pode fazer total diferença no resultado, pois se os garçons só pedissem a gorjeta, será que ganhariam? Ou você quando quer ganhar um aumento, é só pedir? Eu sei que fazer carinhas de cachorro abandonado ajuda, mas você não conseguirá persuadir muitas pessoas assim não.

Vamos para algumas dicas de como você pode iniciar conversas para chamar a atenção da pessoa e começar a fazer a mudança nelas sem elas perceberem: (isso vale para discussões políticas também!)

Primeiro, sempre inicie uma conversa que você sabe que será para persuadir alguém, contando uma piada. Ser agradável no início da conversa já faz a pessoa querer conversar contigo.

Segundo, sempre leve dados para a conversa. Você só compra algo sabendo do valor, onde comprar. Que se você tiver que pesquisar tudo isso, vai ficar com preguiça. Então, já leve todas as informações que você precisará na discussão.

Terceiro, contextualize a pessoa. Quando você quer que seu chefe aumente seu salário, você tem que contextualizar tudo que você faz na empresa e o quanto és imprescindível.  Fazer com que ele entenda.

E por último, faça a pessoa pensar. Sim, faça perguntas para o outro. Mostrar interesse, sempre é um ótimo ponto, para o outro ter interesse em nós.

Agora, treine e saiba persuadir todos ao seu redor, mas use essa arma para o bem. Sempre!

Marcele Bressane
× Fale com o Infosul