Marcele Bressane: Como prevenir problemas?

Foto: Divulgação

Quem aqui gosta de problemas? Acho que a maioria irá responder um NÃO beeeem alto. Fugimos o tempo todo deles, mas se fugimos tanto, por que temos tantos problemas em nossas vidas? Feche os olhos rapidinho e percorra por todos os seus papéis e funções na vida: emprego, vida fittnes, namoro, casamento, amizade, autocuidado. Acharemos alguns problemas, ou vários na maioria destes. Então, qual é o nosso real problema?

Primeiro, acho que somos muito chato e nunca estamos satisfeitos. Claro, por um lado isso é bom, pois como somos insatisfeitos, sempre estamos procurando melhorar (ou deveríamos, pelo menos), sempre estamos olhando para o lado e vendo o que podemos mexer e fazer. Ótimo! Contudo, precisamos achar o limite para esta insatisfação, senão sempre estaremos chatos. Sim, chatos! Para não ficarmos insuportável conosco e com os outros, tenha em mente como você quer a sua vida. Pode querer que ela mude inteira, mas saiba o que objetivamente o que queres. E chegando neste patamar, respire e fique feliz. Pois, se não sabermos onde queremos chegar, a corrida nunca terminará. Assim, fique insatisfeito com o que você enxerga, mas saiba o que seria satisfatório para você. Se lembra de quando você fechou os olhos e pensou nos problemas. Agora pense em como você queria que eles fossem, temos os objetivos.

Agora, quero que façamos um pente fino nesses objetivos. Muitas vezes os problemas em que nos metemos tem mais relação com os outros. O que o outro tem que fazer para resolver o MEU problema. Você percebeu que colocamos uma responsabilidade na outra pessoa em relação aos seus problemas. Ao invés de pensar no que o outro tem que fazer, pense no que você tem que fazer. Quais são os seus objetivos, eles são as suas prioridades.

E agora é ir para ação. Temos os objetivos e mais, os seus objetivos! Agora é resolvê-los. Ah, Marcele, sempre estou resolvendo pepinos? Será mesmo? Então por que ainda tens tantos problemas?

Eu vejo tanto no consultório, pessoas com milhares de problemas e empurrando com a barriga, por medo, preguiça, desculpas. Sei que resolver problema da muita dor de cabeça, cansaço, mas para prevenir problemas, precisamos resolvê-los. Isso mesmo! Porque problema cresce, não podemos dar comida para eles, que seria nossa preguiça de resolvê-los. Por exemplo, estou mal de ‘grana’. Entendo, o que podemos fazer? Ir no banco para renegociar?  Fazer renda extra? Organizar num papel o que tais devendo? O problema é que não gosto do meu corpo! Vamos começar a caminhar? Vamos fazer polichinelo toda manhã?

Eu sei, eu sei, que é cansativo. Mas pegue um problema de cada vez. Não precisamos resolver todos, pega um e tentamos achar formas. Pergunte para amigos como podemos resolver.

Há problemas muito complicados em nossa sociedade, e alguns muito difíceis de ser organizados. Como saúde, educação e violência. Mas sabemos como melhorá-los, só demanda tempo, persistência e consistência. Tem solução. Basta começarmos.

Para mim, todos os problemas têm soluções. Algumas mais fáceis e rápidas e outros mais difíceis e demoradas. Mas o tempo passará de qualquer forma, basta você saber como queres chegar daqui a alguns anos. Bora prevenir problemas, os resolvendo?