Marcele Bressane: Esperança!

Foto: reprodução

Como você está? Como anda a sua esperança por momentos melhores? Está alta ou está baixa? Vários acham besteira isso de ter esperança, eu acho importantíssimo, pois sem ela não nos levantamos da cama, começamos relacionamentos.  Sem esperança não acreditamos que as coisas possam melhorar, e desta forma para que levantar?! Para que começar um novo amor após tantos traumas?!

Contudo, numa época de pandemia que se arrasta por ano, é difícil manter a esperança. Mas sabe que dá? E é muito essencial manter, então vamos dar um jeito de tê-la, não?

Todo domingo tem reunião da minha família pelo zoom, um aplicativo de ligação. E ontem, pois escrevo esta coluna na segunda, conversávamos sobre esperança. Planos para o futuro, algo que tínhamos perdido quando esquecemos da esperança de um mundo sem COVID. Começamos a criar planos de quando nos veremos novamente, quando será o próximo abraço da família, a viagem para Fortaleza, o Natal. Voltamos a sonhar em andar sem máscara e sem preocupações em relação aos contatos físicos. Podemos estar empolgados demais, até um pouco viajando na maionese. Pode ser que tudo dê errado. Mas ontem, dez pessoas estavam sonhando e tendo esperança. E que lindo foi. Todos fomos dormir com os corações quentinhos e com a certeza de que em algum momento tudo isso irá se concretizar.

A esperança deste mundo melhor é importante! É por essa esperança, que sou vegana, que faço musculação e estou toda semana estou aqui conversando com vocês. É a esperança que uma vaca pode ser feliz, que meus músculos irão crescer e que poderei ajudar alguém com um texto meu.

Claro que é necessário que tenhamos pés no chão. Não tenha esperança de que a terra é plana e ponto final. Tenho certeza de que irás se frustrar. Mas sonhos possíveis podem e devem ser vividos. E estes sonhos podem ser o maior possível. Pensem dá o mesmo trabalho sonhar com algo pequeno ou algo grande. Então, sonhe alto e viaje nos pensamentos. Depois, começamos a organização para fazê-los. Por exemplo, ontem já saímos com algumas possíveis datas, com grupo em redes sociais para as pessoas que irão viajar. É sonho, mas houve a materialização desta esperança.

Agora pare e pense em seus sonhos. Você está colocando a esperança necessária neles? Você tem esperança de que eles irão existir? As vezes para os sonhos e objetivos se realizarem é necessária uma pitada de esperança de um mundo melhor.

Me lembro que quando começou a pandemia, muitos falaram que tinham a esperança de que este vírus ia melhorar nós como seres humanos, nos tornarmos mais empáticos. Alguns conseguiram, outros, com certeza não. Mas a esperança foi válida, teve algumas mudanças, valeu a pena a esperança.

Que a esperança sempre seja a última a morrer, pois sem ela, já estaremos mortos, enterrando nossos sonhos e objetivos.

E então, como você está? Como está a sua esperança em você mesmo?

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs