Marcele Bressane: O que fazer depois de um relacionamento abusivo?

Foto: reprodução

Uma vez conversando com uma amiga, ela disse que todos os psicólogos explicam como se perceber dentro de um relacionamento abusivo, quais são as fases, os momentos. O que os outros devem fazer para conseguir ajudar seu amigo ou amiga a sair desta situação. Assuntos extremamente importantes, porque mesmo com todo este conteúdo, percebe-se um aumento a cada ano de relacionamentos abusivos, nos quais muitas vezes acaba chegando em violência física, e ai é percebido o relacionamento abusivo. Contudo, quando a pessoa se percebe num relacionamento ruim e não saudável, e ela aprende como sair, mas e depois? O que ela faz? Isso não ensinam. Como se depois que você sai desse relacionamento, a vida volta a sorrir e os problemas desaparecem. Infelizmente, não é bem isso. Claro, a razão maior dos problemas, o abusador, sai. Mas os traumas e as inseguranças ficam por muito tempo ali.

E pior ainda, na nossa sociedade é muito cobrado que consigamos nos recuperar logo, ficar bem. Dar a volta por cima, chacoalhar os problemas. E como assim, já terminasse a um ano e ainda tais sofrendo? Um absurdo!

Mas calma lá. Vamos esquecer um pouco as regras sociais e pensar na nossa dor, no nosso momento. Poxa vida, passamos por um momento super difícil, que acabamos priorizando sempre o outro. Agora que tal se cuidar? e se dar o tempo que precisas. Muitas pessoas no consultório me perguntam quanto que é esse tempo. E eu não tenho a mínima ideia. Você vai dizer quanto tempo que precisa, e tem coisas que nem o tempo cura e vamos ter que aprender a lidar com a cicatriz de um relacionamento abusivo.

Acho que ninguém fala do depois, porque não tem uma lista, não tem siga isso e vai dar certo. É difícil e extremamente pessoal. É difícil porque a cicatriz está ali, mas as pessoas já estão cansadas de falar sobre isso, ou acham que o assunto já está passado. Novos amores começam a aparecer e começamos a boicotar pelo medo de dar errado novamente. Sonhos vem para assinalar o quanto ainda está presente. É um universo gigante do pós relacionamento abusivo.

O importante é você se cuidar e dar o tempo necessário para se recuperar. Acreditar em você, na sua força, acreditar que você conseguiu sair deste relacionamento tão ruim, ou seja, já és uma vitoriosa. Já conquistasse tanto, agora precisamos conquistar novamente nossa confiança e amor. Leva tempo, mas tenho certeza que conseguirás. E para isso, chore muito, chore até o olho ficar vermelho. Fale e jogue todas suas frustrações. Sinta raiva de você por ter aceitado tantas coisas, mas depois perceba de quem é a culpa realmente e que você foi uma vítima. Faça terapia, exercício físico. Se cuide e se respeite.

Ninguém merece passar por um relacionamento abusivo, sofrer por um sentimento que é para ser tão lindo, como o amor. Sei que é difícil acreditar, mas um dia você voltará a confiar no amor e nas pessoas. E mais importante, voltará a confiar em você. Um dia de cada vez.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs