Município de Laguna define estratégias para a retomada das aulas presenciais

Foto: reprodução

Membros do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 de Laguna se reuniram nesta semana, com representantes da Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Secretaria de Saúde para planejamento da retomada das aulas presenciais no município.

Na pauta foram debatidas as diretrizes sanitárias na rotina das unidades escolares, acompanhamento e orientação das escolas para ajustes, função do comitê e monitoramento de resultados das testagens mínimas realizadas na população, que constitui como indicador da "Matriz de Risco Potencial".

Foi definido em grupo que será realizada uma força-tarefa em conjunto com a Vigilância Sanitária e Defesa Civil em todas as escolas municipais para fiscalizar e orientar como devem ser organizadas as carteiras dos alunos, a colocação de higienizadores, faixas indicativas de distanciamento e outras disposições necessárias para sinalização.

Plano de Contingência homologado

Na última terça-feira, foi homologado através de decreto o Plano Municipal de Contingência para Educação (PLANCON/EDU/COVID-19) do município. O documento é requisito obrigatório para retomada das aulas presenciais.

Somente poderão retornar às atividades de forma presencial as escolas que obtiverem a homologação do Plano de Contingência Escolar pelo Comitê. As municipais já estão com seus planos finalizados.

De acordo com a Secretária de Educação, Juliana Fagundes, a cidade tem escolas com realidades diferentes, por isso a importância de cada unidade ter seu plano adaptado para sua especificidade. "Todas as escolas terão afixadas na porta da sala o teto de ocupação por espaço, com limitação máxima de alunos. Sempre com distanciamento mínimo de um metro e meio", afirmou.