Municípios da Amurel fazem solicitação do aço de sustentação da Hercílio Luz para construir novas pontes

Foto: reprodução

Todo o aço que serviu de sustentação para a restauração da Ponte Hercílio Luz e que seria vendido à preço de sucata será usado na construção de 532 pontes metálicas por todo o estado de Santa Catarina. São mais 1.338.971 quilos de Aço que serão transformados em 79 pontes de 4 metros, 227 pontes de 5 metros, 85 pontes de 6 metros, 41 pontes de 7 metros, 47 pontes de 8 metros, 31 pontes de 9 metros e 22 pontes entre 10 a 15 metros com largura de 5,10 metros.

Na Amurel, Armazém, Braço do Norte, Gravatal, Imbituba, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Martinho e São Ludgero já solicitaram os kits.

A Defesa Civil do Estado já distribuiu quase 400 kits de transposição de obstáculos em concreto protendido por todo o estado, foram 194 municípios beneficiados que hoje, além de não expor mais a comunidade em situação de isolamento ou risco com uma estrutura precária, também contam com uma ponte dentro dos critérios de segurança, de acordo com a cota de inundação e possibilitando perfeita vazão do rio, sem obstrução ou afunilamento.

O projeto é um compromisso entre o Estado e o Município, a Defesa Civil fornecerá o kit (que será composto pela estrutura principal e guarda-corpo metálicos), os projetos das cabeceiras, do pilar central, da pré-laje e tabuleiro, além do manual de montagem e manual de manutenção e conservação da estrutura.

Imagem dos Projetos

Os kits serão disponibilizados aos municípios já beneficiados, cortados, soldados, e pintados (primer - pintura de proteção), além de acompanhar e orientar os municípios em todo o processo, desde a execução das cabeceiras até a instalação do kit no município.

Já o município se responsabilizará pela execução das cabeceiras, do pilar central (quando houver necessidade), pelo transporte do kit desde a fábrica até o local de instalação, montagem do kit e execução do tabuleiro conforme projeto e manual de montagem fornecidos pela Defesa Civil de Santa Catarina, com validação por parte da equipe de engenharia do município.

Até o momento já são quase 700 pedidos de kits, mais de 150 municípios entraram em contato com a Defesa Civil do Estado solicitando através de ofício a substituição de pontes em estado precário no seu município. Tratam-se em sua maioria de pontes vicinais hoje em madeira utilizadas para escoamento de produtos agrícolas além de atendimento ao deslocamento da população local.