Natação: Tubaronenses representam Santa Catarina na Copa das Federações

Foto: Divulgação

O Parque Aquático do Vasco da Gama, anexo ao Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, receberá entre os dias 13 e 15 de outubro, a disputa da Copa das Federações de Natação 2021, competição que reunirá mais de 350 nadadores das categorias infantil, juvenil e júnior de 17 estados do país. Para representar Santa Catarina, 45 atletas foram convocados pela Seleção Catarinense. Entre eles, cinco tubaronenses foram chamados e aparecem na lista: Ana Beatriz, Isabela Mazuco, Júlia Tartari, Murilo Volpato e Pedro Fernandes. Atletas da Associação Tubaronense de Natação (ATN), o quinteto embarcou nesta segunda-feira (11) e já está no Rio de Janeiro. A delegação catarinense - composta por quase 50 atletas - será comandada pelos treinadores Roberto Facchini e André Luiz Giovanella.

Parque Aquático de São Januário receberá as provas da Copa das Federações de Natação. Foto: Paulo Fernandes / Vasco

Em contato com a reportagem do Portal Infosul, o treinador André Lemos, da ATN, que é vascaíno, lamenta por não poder estar presente durante as provas, mas comemora a convocação dos atletas de Tubarão. "Uma das partes mais legais da minha profissão é a parte competitiva, viajar, conhecer lugares, outros técnicos, dividir experiências. Dessa vez tem um carinho especial por ser em São Januário. Fico triste por não estar presente, mas muito feliz porque meus atletas foram convocados mais uma vez. A gente sente o reconhecimento dos resultados. Muito feliz por eles estarem defendendo uma seleção numa competição a nivel nacional e nadando com as maiores potências do Brasil na natação. Meu coração vai estar lá com eles", comentou o técnico.

Delegação catarinense almoçou no Restaurante do Almirante antes do treinamento desta terça-feira. Foto: Divulgação

A Copa das Federações 2021 será também a primeira seletiva para a Copa UANA de Natação, tradicional competição que reúne os nadadores da América Latina. O local e a data ainda serão confirmados, mas já se sabe que a competição será realizada no Brasil, em janeiro de 2022.

Provas que serão disputadas atletas pelos tubaronenses:

Ana Beatriz: 100m costas e 100m borboleta (infantil)
Júlia Tartari: 50m livre e 100m borboleta (júnior)
Isabela Mazuco: 50m livre, 100m livre e 100m borboleta (júnior)
Murilo Volpato: 100m livre e 200m livre (júnior)
Pedro Fernandes: 100m borboleta (júnior)