Feliz ano novo a você que começa me acompanhar por aqui. Me conta, seu 2023 iniciou bem? Infelizmente o ano não começou tão feliz para comunidade surda sinalizante (que utilizam a LIBRAS para se comunicar).
No dia 01 de Janeiro de 2023, o novo Presidente do Brasil, o Sr. Lula, publicou o decreto nº 11.342, apresentando a nova estrutura regimental do MEC – Ministério da Educação. Nele, não constou a DIPEBS – Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, ou seja, houve a exclusão da referida Diretoria (criada durante o governo Bolsonaro).
A notícia causou um grande rebuliço entre a comunidade surda, afinal, uma das propostas da campanha do PT era ser um País mais inclusivo. Será mesmo?
A dúvida e a incerteza quanto às políticas públicas relacionadas à pessoa com deficiência começou a pairar. O novo decreto foi alvo de muitas críticas, principalmente, entre os professores e pesquisadores que lutam ao longo dos anos pela educação bilíngue de surdos (ainda vou falar mais sobre isso por aqui).
Inconformados com a situação, iniciaram nas redes sociais uma grande mobilização para que a Diretoria (DIPEBS) voltasse a existir.
Independente de posições e ideologias políticas, todas as pessoas que apoiam a educação bilíngue assinaram petições e mobilizaram o poder legislativo para que o referido decreto fosse alterado, e pasmem!! No dia 11 de Janeiro foi publicado o decreto 11.378 alterando o decreto anterior com o Retorno da DIPEBS!
Vitória da Comunidade Surda!
Já começamos o ano com fortes emoções. O que será que 2023 nos reserva? Logo saberemos.
Me acompanhem por aqui.