Obra de desassoreamento da Barra do Camacho deve iniciar em 40 dias

infosul
Foto: divulgação | PMJ

A Prefeitura de Jaguaruna iniciou no último domingo, dia 6, a abertura da boca da Barra do Camacho. Cerca de 22 mil metros cúbicos de areia foram retirados do local. A ligação entre o mar e a lagoa é uma obra paliativa, para permitir a realização da pesca e melhor vazão do acúmulo de chuvas.

O início definitivo das obras de desassoreamento, entretanto, deve acontecer em 40 dias. O prefeito Laerte Silva, esteve com o governador Carlos Moisés em Florianópolis no início da semana, e retornou ao município com a garantia de repasse dos R$ 10 milhões em recursos.

De acordo com Laerte, alguns trâmites burocráticos ainda estão sendo acertados para dar início aos trabalhos. Fora isso, há a expectativa de nova licitação para contratação de mais 400 horas de serviço para completar a retirada dos 60 mil metros cúbicos da boca da barra.

Ao menos 200 mil metros cúbicos de areia devem ser retirados do canal com a obra de desassoreamento, além de fazer o enrocamento de pedras até a lagoa, aumento ainda em 50 metros os molhes para dentro do mar.

× Fale com o Infosul