Ofício deve autorizar estudos para decorragem do Canal da Barra de Laguna

infosul
Foto: Elvis Palma

A Administração Municipal de Laguna solicitou que o Governo Estadual encaminhe até a próxima terça-feira, dia 27 de abril, um ofício que autoriza a realização dos estudos do projeto da decorragem e desassoreamento do Canal da Barra de Laguna, incluindo o município também no Programa de Parcerias de Investimentos. A governadora interina, Daniela Reinehr, esteve nesta quinta-feira, 22, em visita técnica no município.

“Do jeito que está não dá mais, em 1948 aportavam navios aqui em Laguna, hoje, um barco com mais de 50 ou 60 toneladas, já tem muitas dificuldades de aportar na cidade”, afirmou o prefeito Samir Ahmad sobre a necessidade dos estudos.

Em resposta ao gestor, Reinehr garantiu que o assunto será prioridade nos próximos dias. “Vai ser feito um projeto. O pedido do Prefeito é justamente o ofício por parte do Governo do Estado, encaminhando os projetos para fazer parte Plano Nacional de Logística”, ressaltou.

Além da visita ao Porto de Laguna, a governadora também esteve na região do Molhes da Barra. “É um perigo invisível para as embarcações, dificultando a manobra de acesso ao canal. Essa é uma obra de impacto global que vai influenciar no fluxo das águas, depois de pronta, irá facilitar a manutenção da profundidade do complexo lagunar”, relata Fernando Vechi, diretor do Porto de Laguna, durante a explicação dos problemas históricos que envolvem a estrutura de acesso ao Canal da Barra.

× Fale com o Infosul