Operação Lacre Ambiental notifica mais de 300 imóveis em Laguna

Foto: Prefeitura de Laguna

A Operação Lacre Ambiental, que tem como objetivo identificar ligações clandestinas de esgoto cloacal na rede pluvial e outros tipos de ligações irregulares na rede de esgoto na cidade de Laguna, está completando dez meses de atuação.

Comandada pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), numa ação conjunta com a Vigilância Sanitária, Fiscalização de Obras, Casan e Secretaria de Obras, a operação conseguiu vistotiar 338 imóveis desde janeiro. Até agora, 24 deles foram multados pela Flama, por crimes ambientais. 72 pontos autuados já foram regularizados e outros 73 aguardam por nova vistoria.

Todos os imóveis notificados recebem um lacre que certifica a conformidade das instalações após a vistoria de adequação. Para que isso aconteça, os moradores devem agendar a visita com a Flama.

Entre as principais irregularidades encontradas estão: esgoto sem ligação na caixa de inspeção, caixa de gordura sem manutenção, ligação irregular da drenagem pluvial na caixa de inspeção, lixeira externa ligada na rua, chuveiro externo ligado na caixa de inspeção, inexistência de ligação do esgoto.