Outubro Rosa: campanha ofertará horários noturnos e Dia D para mulheres realizarem o preventivo

Imagem: reprodução

Alertar, conscientizar e incentivar o amor próprio. Essas são as palavras que fazem parte da campanha mundial do Outubro Rosa. Em alusão a este reforço importante para a saúde feminina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão realizando preventivos e ofertarão, noites com horários especiais para as mulheres cuidarem de si, além de um Dia D, no próximo dia 17.

A realização dessas noites com horário especial, acontecerão de acordo com a organização de cada Unidade de Saúde. Sendo assim, a coordenadora da Saúde da Mulher da FMS, Adriana Felisbino, salienta que é importante realizar o agendamento. “Como não pode haver aglomeração, cada unidade definiu uma ou duas datas noturnas, com uma agenda. Para isso, quem tiver interesse, orientamos a ligar ou ir até o local agendar o exame para esse horário noturno”.

O preventivo, ou popularmente conhecido como papanicolau, é um exame para verificar o colo do útero da mulher, em busca de prevenir uma série de doenças, dentre elas o câncer do colo de útero.  O exame precisa ser feito anualmente, principalmente para mulheres acima de 25 anos e que tenha a vida sexual ativa. “Pelo aumento de incidência nos casos de câncer de mama e de colo do útero, é importante praticar a prevenção e realizar os exames. Apesar de a gente não ter feito a caminhada rosa e outros eventos como forma de conscientização, a gente manteve os exames ginecológicos pela prevenção, porque a gente saber da importância dessa prevenção”, salienta Adriana.

O Dia D para reforço da campanha, acontecerá em parceria com a campanha de multivacinação que acontece em todo o Brasil. Será no dia 17 de outubro, em um sábado, onde todas as unidades estarão abertas para a realização do preventivo. Esse dia também acontecerá com agendamento prévio, para isso, as interessadas devem ligar para a unidade e marcar.