Parlamentar solicita estudo para substituição de sinaleiras por rotatórias em Tubarão

Foto: Portal Infosul

O vereador Eraldo Pereira (Cidadania) solicitou ao Secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento de Tubarão, Marcone Joaquim, que fosse realizado um estudo de viabilidade para substituição das sinaleiras instaladas no município por rótulas. Segundo o parlamentar, a medida pode agilizar o fluxo de veículos, melhorando a mobilidade urbana da cidade.

Questionado sobre o requerimento, o parlamentar afirmou que outras cidades podem servir como exemplo para Tubarão. “A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, por exemplo, que não possui sinaleiras e nem filas. Aqui, poderíamos aderir ao modelo: com rotatórias e faixas de pedestres elevadas”, destaca.

A reportagem do Portal Infosul procurou o secretário para falar sobre o assunto. De acordo com ele, “O requerimento ainda não chegou na secretaria, mas assim que chegar será analisado e realizado o estudo conforme solicitado. No entanto, cada caso é um caso. Há ruas que não tem como fazer a substituição, por ser estreita demais. Existem regras para a instalação de rotatórias. Na Avenida Predro Zapelini, por exemplo, antes de fixar a sinalização são realizados testes, além, claro, de ouvirmos sempre o coletivo”, destaca.