Política: Luciano Menezes oficializa desistência da pré-candidatura e rumos das articulações mudam

Foto: reprodução

Decisão de Luciano altera cenário político tubaronense

A desistência de Luciano Menezes (PSL) já começa a desencadear uma série de mudanças nos rumos das articulações políticas na Cidade Azul. A dúvida é: para onde vai o seu apoio e sua participação política? Para onde irá o PSL, que hoje abriga um grupo considerável de pré-candidatos a vereadores que são afilhados políticos de Luciano?! O fato é que quem bateu e bateu forte no Luciano nas redes sociais, hoje, já deve estar arrependido, e olha que a coluna alertou, que política se faz com composição e não destruição de seus adversários. Vamos acompanhar.

Vem mais desistência nos nomes ‘prefeituráveis’

Mais dois pré-candidatos à prefeitura devem desistir do pleito nos próximos dias. Um está aceitando o convite para ser vice, faltando apenas a benção da executiva estadual de seu partido; outro vai compor a coligação, sem participação, mas com o foco de eleger pelo menos um vereador de sua sigla, com apoio majoritário forte.

A oposição e situação se movimentam

As conversas políticas entre os partidos é comum e natural nessa época. Mas não é natural quando essas conversas vazam antes mesmo de se concretizarem, seja por anúncio oficial ou não. O fato é que alguns pontos precisam ser levados em consideração. Primeiro, há convergência entre os pré-candidatos de quem abre mão para quem? Segundo, as bases partidárias concordam com tal união e estão dispostas a irem para o trecho juntas? Terceiro, os caciques dos partidos apoiam ou concordam? Quarto, os comandos estaduais das siglas aprovam? Quinto, quem arcará com as despesas das coligação? São só alguns dos pontos. Há muito mais.

Evandro x MDB

O ex-vereador Evandro Almeida (MDB) não está apenas com os dois pés na pré-campanha de Joares e Caio, mas sim com o corpo todo. E, isso não é segredo para ninguém. Ele fala abertamente sobre o assunto para quem quiser ouvir.  Agora, o MDB, que diz fazer uma nova política e afirma estar 100% unido, no mínimo, precisa tomar uma decisão no que diz respeito ao assunto. Seria Evandro diferente dos demais filiados ou ele tem a proteção do ex-deputado Edinho? Em outros partidos, apoiar a chapa inimiga seria considerado infidelidade partidária.

Habemos “pro tempore” uma data para eleição

O primeiro turno das eleições 2020 está marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. A PEC aprovada pelo Senado nesta semana adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. Pelo calendário eleitoral, as convenções devem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. O TSE autorizou a realização das convenções de forma virtual, por causa da pandemia. O relatório aprovado prevê ainda que as convenções ocorram entre 31 de agosto e 16 de setembro. O texto também autoriza a realização das convenções por meio virtual.

Novos prazos caso o Congresso aprove o texto

> A partir de 11 de agosto: as emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;

> Entre 31 de agosto e 16 de setembro: prazo para a realização das convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações;

> Até 26 de setembro: prazo para que os partidos e coligações solicitem à Justiça Eleitoral o registro de candidatos;

> Após 26 de setembro: prazo para início da propaganda eleitoral, também na internet;

> A partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;

Dizem por ai...

Que após a lei da fake news ser aprovada e sancionada, tem gente que vai perder a mesadinha, será...

Que um partido surpreenderá nos próximos dias, ao declarar seu apoio majoritário, será...

Que a partir de 2021, nosso legislativo não será mais só dos homens, será...

Que o governo do estado busca uma aproximação do governo municipal, será...

Que tem deputados novos pousando na cidade azul, será...