Política: movimentações mostram que é um – ou dois – contra todos

Foto: reprodução

Paquera eleitoral
Muito estranho – ou não – como tem agido os integrantes do PL, na Câmara Municipal de Tubarão. O partido, teoricamente, é oposição ao atual governo, mas não são poucas as visitas de filiados da sigla na prefeitura. Visitas que são muito bem recebidas, inclusive. Na casa legislativa, Dorli Rufino, o Licão, aproveitou a Janela Partidária e deixou o PP, que é base, e foi para o PL, “oposição”. Há quem diga que o político tem mágoas com Ponticelli por tê-lo tirado da secretaria que ocupava até pouco tempo. Ele nega. Seja lá o que aconteceu, Dorli continua votando favorável aos projetos do Executivo. Oras, normalmente os edis de “oposição”, como se autodeclara o PL, costumam ir contra as ações do governo. Seria um intruso infiltrado? Outro que vem mudando o discurso é João Fernandes, líder do PL. Semanas atrás era ferrenho. Agora, tem votado com a base...

Firmes e fortes
Os pré-candidatos do MDB, PSL, PT, PSC e PSDB continuam no páreo até segunda ordem. Já é dado como certo que dois pré-candidatos devem recuar. Um deve ser candidato a vice, outro deve disputar uma cadeira no legislativo, com esperança que seja eleito o presidente da casa no próximo ano.

Resolveu falar
Finalmente ele resolveu falar. O vereador Douglas Antunes usou seu espaço na Câmara para comentar as polêmicas que envolvem seu nome fora do setor público. Ele iniciou sua fala se solidarizando com os prejudicados; depois, ressaltou que não revidará os ataques e tampouco “baixará o nível”. Antunes também afirmou que todos os que estão atacando sua honra e de sua família deverão responder judicialmente. “[...] Em breve vocês serão notificados. Diferente de alguns, eu não resolvo meus problemas nas redes sociais, eu resolvo na justiça, pois acredito e confio na justiça”.

Matheus Madeira
Ainda durante a última sessão, Matheus Madeira (PT) encerrou os seus trinta dias de passagem pelo legislativo municipal como suplente. O petista foi atuante, pontual e em pouco tempo se destacou pela atuação na casa. Fez mais do que muitos que estão há quatro anos lá dentro – uns até mais que isso. Honrou o partido, que hoje é oposição. Entretanto, nem todos parecem ter gostado de sua conduta. O político sofreu censura na casa. Algo inadmissível. Deplorável. Repugnante. Matheus teve seu microfone cortado e o direito de manifestação/resposta negado ao menos duas vezes pelo presidente – em exercício – Carlos Alexandre das Neves, o Xandão.  Ao petista, nossa solidariedade. Não se trata de partido, mas de democracia. Esse colunista sempre será contra a censura!

EM TEMPO: Madeira foi o único vereador que reconheceu o árduo trabalho da imprensa nesse tempo de pandemia. Antes de ser político, Matheus é jornalista. Obrigado!

Na mídia estadual
A passarela Ângelo Zabot ou “passarela da Unisul” está oficialmente entregue aos tubaronenses. Mesmo com críticas no antes, durante e depois (agora), o prefeito Joares Ponticelli e o vice Caio Tokarski conseguiram dar a Tubarão uma nova travessia após mais de 50 anos. Mérito. Parabéns aos gestores. O feito foi notícia em toda Santa Catarina. Sem dúvidas é uma das pontes mais bonitas que temos no estado, visto a acessibilidade e segurança oferecida com câmeras instaladas em pontos estratégicos da travessia.

Fake news não
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estreará uma nova campanha de combate à desinformação com a mensagem “Se for fake news, não transmita”. O objetivo é abordar a disseminação de notícias falsas no dia a dia da sociedade, com ênfase no impacto negativo desse fenômeno nos processos democrático e eleitoral brasileiros, bem como na vida dos cidadãos.

Dizem por aí...
- Que o navio do governador nem afundou e já tão pulando fora, será...
- Que se um grupo partidário aderir ao atual governo, outros poderão sair, será...
- Que na política, as vezes ir sozinho para o pleito é melhor do que caminhar mal acompanhado, será...
- Que tem secretário que até o último dia do prazo eleitoral poderá dançar, será...
- Que uma pré-candidata a vereadora está com um time montado pelas mãos de quem entende, será...