Ponte sobre o Rio Corrêa voltará a ter vão livre de quase 14 metros

Foto: reprodução

A nova ponte em construção na rua Sílvio Búrigo, no bairro Monte Castelo, solucionará um problema que desde a década de 1960 - quando foi construída a antiga travessia que foi danificada pela enxurrada de maio de 2019 - preocupa moradores e agricultores da região. Como a travessia terá vigas de quase 22 metros de extensão, as cabeceiras ficarão mais afastadas e o Rio Corrêa voltará a ter quase 14 metros de vão livre, deixando de ficar represado.

A demolição da antiga ponte foi como retirar uma represa no leito do rio, pois as cabeceiras ficavam no próprio leito com uma distância de quatro metros uma da outra. Em tempos de chuvas intensas, não havia vasão suficiente e os riscos de alagamento eram altos.

“Com o novo projeto o rio voltará a ter a largura natural de um pouco mais de 13 metros sob a futura ponte. Isso reduz as chances de cheias e aquela represa artificial deixa de existir”, destaca o gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil do município, Murilo Damian Ribeiro.

A empreiteira responsável pelas obras concluiu os estaqueamentos das duas cabeceiras e finalizou a concretagem do apoio da cabeceira da margem esquerda do rio. No canteiro de obras, quatro das oito vigas pré-moldadas estão prontas, enquanto outras duas estão em fase de produção.

O investimento do município é de R$ 1.075.157,16, com recursos próprios.

Fonte: Prefeitura de Tubarão