Embora tenha propostas de outros clubes e contrato a ser cumprido no Hercílio Luz, o zagueiro Rafael Lima deve mesmo pendurar as chuteiras e seguir no futebol fora das quatro linhas. O defensor de 37 anos aceitou o convite da Chapecoense e será o novo gerente de futebol na gestão do presidente eleito Alex Passos.
O interesse foi noticiado inicialmente pelo setorista Rangel Agnolin, do Canal Mais Sports. Já no início da tarde desta quarta-feira, dia 29, o próprio Alex Passos confirmou o acerto em entrevista ao programa Resenha Nota 10, da Rádio Condá FM.
– Acertamos hoje pela manhã. O contrato está indo para ele (Rafael Lima) assinar. Deve vir para Chapecó na segunda-feira – disse.
Na Arena Condá, Rafael Lima será o responsável por administrar o vestiário alviverde, sendo o principal elo entre o elenco e a diretoria. A Chapecoense disputa o Campeonato Catarinense e a Série B do Brasileiro em 2024.
Leia também:
– “Vaza” projeto arquitetônico do novo estádio do Hercílio Luz
– Quem é Felipe Moreira? Conheça o novo técnico do Hercílio Luz
– Jogadores interessam a outros clubes e podem deixar o Hercílio Luz
– Lista de saídas do Hercílio Luz aumenta; confira os nomes
Carreira gigante: Rafael Lima acumulou acessos e títulos em sua trajetória
Rafael Lima encerra uma carreira vitoriosa no futebol. Revelado pelo Figueirense em 2001, o defensor teve passagens também por clubes como Atlético Sorocaba, Ceará, Al Sharjah (Emirados Árabes) e Inter de Santa Maria antes de sua primeira passagem pelo Hercílio Luz. Em 2011, sem clube e prestes a desistir da carreira, aceitou o convite do técnico Joceli dos Santos e do preparador físico Hudson Coutinho para atuar no Leão do Sul.
Em Tubarão, disputou a Série B do Campeonato Catarinense. As atuações com a camisa colorada abriram as portas para que ele se tornasse um dos grandes ídolos da história da Chapecoense. Na Arena Condá, liderou acessos e participou das conquistas do Catarinense e da histórica Copa Sul-Americana, em 2016. Pela Chape, foram 206 partidas, sendo o terceiro atleta com mais jogos pelo Verdão do Oeste, atrás apenas dos também ídolos Nenê e Nivaldo.
Após deixar a Arena Condá, conquistou o acesso e o título da Série B pelo América-MG e rodou ainda por Coritiba, Paraná, Guarani de Palhoça e Caxias antes de retornar para a sua segunda passagem pelo Aníbal Costa.
No Hercílio, fez parte da campanha que terminou com o quinto lugar no Catarinense em 2022. Posteriormente, teve uma breve passagem pelo Atlético Catarinense, onde conquistou o acesso à primeira divisão estadual, antes de voltar ao Intrépido mais uma vez. Seu retorno ocorreu com a Copa Santa Catarina já em andamento, reassumindo a vaga na equipe titular e conquistando o vice-campeonato da competição.
Em 2023, também foi um dos pilares da equipe nos compromissos ao longo da temporada. No Estadual, ajudou o Intrépido a garantir um histórico terceiro lugar. Na Série D, marcou três gols e na Copa Santa Catarina, apesar do título ter ficado pelo caminho, liderou uma das defesas menos vazadas da competição.
Rafael Lima se despede do Hercílio Luz com 67 partidas disputadas – sendo 53 nas últimas duas temporadas – e cinco gols marcados. Ele é um dos atletas com mais jogos pelo clube desde o retorno ao profissional e um dos mais identificados com a torcida hercilista, tendo inclusive recebido uma faixa em sua homenagem no Aníbal Costa, com os dizeres “alma de capitão”.