A tradicional Procissão do Senhor dos Passos, realizada há 134 anos em Tubarão, será promovida neste ano no dia 6 de abril.
O ato de fé deve reunir uma multidão de fiéis, ocorrendo a Transladação Luminosa no sábado, 5, à noite e a Procissão do Encontro no domingo, 6, à tarde.
A devoção ao Senhor dos Passos surgiu no século XVI, quando os cristãos possuíam uma grande veneração pelo caminho que Jesus percorreu até o Calvário.
Com o passar dos anos, foi estabelecido o costume de meditar as 15 estações que Jesus padeceu ao ser crucificado, hoje conhecida como Via Sacra.
Com isso, para os católicos, a imagem de Jesus que porta a cruz para o Gólgota passou a ser seguida pelos fiéis, ampliando a espiritualidade do sofrimento e da morte do Senhor.
Transladação e Procissão do Encontro
No dia 2 de abril, uma quarta-feira, a imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Catedral, no Centro, para a Matriz São José Operário, em Oficinas, com celebração de missa às 19h30.
Já no sábado, dia 5, haverá missa na Catedral às 19 horas, com a Transladação Luminosa da imagem de Nosso Senhor dos Passos, ao Hospital Nossa Senhora da Conceição para a Catedral, às 20 horas.
Domingo, dia 6, a partir das 16 horas, terá início a Procissão do Encontro. A imagem de Nosso Senhor dos Passos sai da Catedral e percorre as ruas XV de Novembro, Conselheiro Mafra, Vidal Ramos, Lauro Müller e Coronel Collaço, até chegar na Praça da Catedral.
Em paralelo, no mesmo horário, a imagem de Nossa Senhora das Dores é levada da igreja de Oficinas para a Praça da Catedral, onde haverá, enfim, o encontro com Senhor dos Passos.