Foi lançada a Biblioteca Eletrônica de Texturas, que reúne ladrilhos hidráulicos encontrados nas edificações de Laguna a partir de pesquisa científica realizada desde 2015 por alunos e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
As texturas disponíveis gratuitamente na biblioteca eletrônica servem para uso em computação gráfica, softwares de maquete eletrônica, cinema, vídeos, realidade virtual, realidade aumentada, entre outras possibilidades.
O material visa difundir e valorizar o patrimônio cultural arquitetônico de Laguna. “É uma forma de perenizar antigas práticas por meio de novos meios eletrônicos”, explica o acadêmico Indio de Azevedo Vignes, estudante de Arquitetura e Urbanismo e idealizador do projeto de pesquisa.
Como foi criado o acervo
O egresso Maicon Fedrigo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, é o responsável pela ideia de criar a biblioteca eletrônica. As texturas são produzidas pela técnica Physically Based Rendering (PBR) Metalness Workflow em 4K (4096 x 4096 pixel).
“Quem trabalha com produção de conteúdo em computação gráfica sempre precisa de imagens para produzir texturas. Seria uma pena esse acervo não chegar às mãos de quem produz conteúdo”, declara Maicon.
Para construir a biblioteca eletrônica, foram feitas, até o momento, 40 texturas diferentes pelo método PBR, que podem ser utilizadas em diversos programas da indústria de animações e imagens.
“Basta escolher o ladrilho (pelo vídeo de apresentação) e baixar o arquivo vinculado a ele. O arquivo é um zip com diversos arquivos PNG, que, aplicados nos programas, dão o efeito de brilho, profundidade, sombra, entre outros”, explica Vignes.
Além dele e de Fedrigo, o grupo de criação da biblioteca eletrônica é formado pela estudante Isadora Cristina Cardoso, pelas egressas Amanda Godinho Dal Molin, Deborah Lurdes Triches Acordi e Francielen Vieira Meurer e pelo egresso João Paulo Mota.