Projeto que capacita profissionais em primeiros socorros é aprovado em primeira votação

infosul
Foto: Câmara de Vereadores de Tubarão

O projeto Lei Lucas, que visa proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes comuns nos ambientes escolares, recebeu 13 votos favoráveis – e nenhum contrário – durante votação na Câmara de Vereadores de Tubarão nesta semana.

Segundo o texto, profissionais que atuam de forma direta com alunos matriculados – nas repartições públicas ou privadas – deverão ser capacitados em noções básicas de primeiros socorros. O autor do projeto, Jean Abreu Machado, garante que essa capacitação não implicará em ônus para o município, já que os cursos serão ministrados por voluntários.

“Entre os aprendizados, esses profissionais passarão a reconhecer e, desta forma, poderão tratar sinais de obstrução respiratória, fazer diagnóstico de para respiratória e parada cardíaca, como acionar o socorro, e muito mais”, defende Jean.

Para o treinamento prático, será necessário o uso de um manequim de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Esse boneco simulador de primeiros socorros será cedido temporariamente por entidades colaboradoras.

× Fale com o Infosul