Proposta de redução do número de vereadores é protocolada na Câmara de Tubarão

Portal Infosul

Como prometido, o vereador João Fernandes (PL) apresentou durante sessão ordinária na última segunda-feira, 04, uma proposta de redução no número de parlamentares na Casa Legislativa do município de Tubarão. O edil acredita que 15 representantes seja o suficiente para uma cidade com pouco mais de 100 mil habitantes.

O assunto ganhou repercussão em março, quando o Portal Infosul reportou – com exclusividade – que um grupo de vereadores discutia uma proposta de redução de 17 para 13 parlamentares. Na ocasião, João Fernandes entrou em contato com o Portal e disse que ele já tinha um projeto similar. Após esse episódio, o representante do PL conseguiu as assinaturas necessárias e protocolou a proposta nesta semana.

Agora, o texto está sob análise das Comissões Permanentes do legislativo. O presidente da Câmara, Jairo Cascaes (PSD), é quem deve pautar o projeto para discussão no plenário. Serão necessários 12 votos favoráveis à proposta para que ela seja aprovada.

“Eu sei que vamos precisar de 12 votos para aprovar essa redução; e sei que talvez a gente não consiga. Mas se o povo quiser, nós vamos conseguir. O povo precisa pedir, precisa exigir”, disse João Fernandes no mês de abril, quando comentou sobre o assunto na tribuna da câmara. “Desde 2012 eu venho propondo a redução do número de vereadores, desde 2012”, continua.

“O Projeto pode ser sancionado até um dia antes das convenções para que seja válido para as eleições deste ano. Depende do presidente [Jairo Cascaes] colocar em pauta. Antes, o texto precisa passar pelas comissões”, conclui João.

Economia

Em uma conta simples apresentada à casa, João deu destaque a economia que pode ser gerada com a redução. Segundo ele, cada parlamentar custa R$ 20.362,77 por mês aos cofres públicos. “Tirando duas cadeiras, a gente vai economizar R$ 2 milhões durante os 4 anos de mandato. É quase uma ponte se a gente for comparar", justifica.