Pensando no momento delicado que a saúde e economia vivem nesta pandemia, a Sociedade dos Criativos, formada por publicitários tubaronenses, resolveram criar a campanha “nãoCOVIDninguém”. O objetivo? Alertar sobre pequenos erros cometidos, mesmo intencionalmente pelas pessoas, podendo ser fatais para o contágio do covid-19.
“Personificamos o coronavírus, tornamos ele um personagem de cartoon, já que quando surge uma oportunidade, uma aglomeração, ele está ali, só que invisível, conta o publicitário Philippe Costa Alexandrino, da UP Marcas. Phil foi quem ilustrou o personagem e o descreve como alguém enigmático, que usa uma roupa de detetive. Com um chapéu e sobretudo preto, ele é o protagonista que fala de forma irônica e sarcástica com o público, apontando os “micro-vacilos”. Ao todo foram três dias para colocar a campanha no ar.
“As pessoas foram somando naturalmente. É a união da capacidade das pessoas e das entidades que tornou isso possível e, também, que vai dar a proporção de onde ela pode chegar”, revela o publicitário e diretor de arte da iniciativa, Arthur Jung, da Base 48. O perfil oficial da campanha no Instagram é @nao.covid.
A criação da campanha teve a contribuição voluntária das empresas de comunicação Base 48, Up Marcas, Mude, Ludicoz, além de outros profissionais da área de comunicação. A ação é uma iniciativa da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Tubarão, AMPE (Associação das Micro e Pequenas Empresas), Sindicatos Patronais de Metalurgia (SINDIMET), Madeireiros (SINDIMAD), Construção Civil (SINDUSCON), Contabilistas (SINDICONT), do Comércio (SINDILOJAS), Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Transportadores (SETRAM), AJET (Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão) e Grande Loja.