Queda de pontes, alagamentos e deslizamentos; confira os danos causados pela chuva intensa

infosul
Foto: Defesa Civil | São Martinho

As fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas têm causado prejuízos aos municípios da região. Centenas de famílias tiveram suas casas invadidas pela água e diversos veículos ficaram submersos. Em Laguna e Pescaria Brava, por exemplo, os prefeitos Samir Ahmad (PSL) e Deyvisonn de Souza (MDB), respectivamente, decretaram Situação de Emergência e disponibilizaram espaços para abrigar desalojados.

Em Tubarão, ao menos três famílias precisaram sair de casa em decorrência dos alagamentos. Segundo a Epagri/Ciram, o município registrou 214 milímetros de chuva em 24 horas, o triplo esperado para o mês de junho. Cinco bairros tiveram ruas alagadas: Recife, Humaitá de Cima, São João Margem Direita, Oficinas e Santo Antônio de Pádua. Já nas localidades do São João Margem Esquerda e Rio do Pouso Alto, a Defesa Civil atendeu ocorrência de deslizamentos. Ninguém se feriu.

No município de Imbituba houve o registro de pelo menos seis ruas alagadas. O trânsito ficou comprometido. Em Nova Brasília a água invadiu algumas residências. Já em Jaguaruna e em Sangão não há registro de qualquer ocorrência com danos, somente alagamentos pontuais.

Em São Martinho, três pontes sofreram com a ação do tempo. Na comunidade Canto dos Backs a passagem ficou submersa; na localidade de Canto dos Martins uma das cabeceiras da ponte foi destruída e levada pela força das águas; enquanto na comunidade Morro dos Kock a estrutura de madeira não resistiu à força da correnteza e foi totalmente carregada. Durante a madrugada, uma ocorrência de deslizamento foi atendida no Morro da Capivara.

Em Imaruí, a ponte da comunidade do Ribeirão também caiu. Além disso, deslizamentos e alagamentos foram registrados em ruas e casas. Na cidade termal, Gravatal, a ponte São Roque também foi levada pela enxurrada. A orientação é para que os moradores da localidade se desloquem pela comunidade de São José, no município de Armazém. Devido as chuvas, a ponte que liga os bairros Caeté e Ângulo foi interditada e a de Indaial sofreu danos na estrutura.

× Fale com o Infosul