A rede de monitoramento hidrometeorológico de Tubarão e região começou a ser instalada nesta segunda-feira, dia 7 de outubro.
A primeira estação foi a meteorológica compacta, no bairro Monte Castelo, uma estrutura de nove metros, com suportes para placa solar, sensores, satélite e câmera, que fornecerá informações importantes sobre condições atmosféricas como chuva, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica.
O trabalho é executado pela empresa MKS Desenvolvimento de Sistemas, por meio de investimento da Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão. O próximo passo será a instalação das estações fluviométricas.
Os equipamentos ficarão nos formadores do Rio Tubarão (Orleans/Lauro Muller); no Rio Braço do Norte (Rio Fortuna/Braço do Norte/São Ludgero); no Rio Capivari (São Martinho/Armazém); e na ponte Paulinho May, em Tubarão.
Após a instalação de todas as estações, os dados serão dispostos no site da AGR. Termos de cooperação serão assinados com a Amurel e a Defesa Civil para que também possam disponibilizar as informações.