Redução de vereadores: pelo andar da carruagem, não vai passar

Foto: reprodução

Não há os 12 votos necessários

A Proposta de Emenda que reduz o número de vereadores de 17 para 15, apresentada pelo vereador João Fernandes (PL), deve não passar quando for pautada para discussão e votação. Apesar dos vereadores do PP e PSD sinalizarem pela aprovação da lei, o que daria 10 votos e mais o voto do próprio autor do PL, o texto conquistaria apoio de apenas 11 parlamentares. Na trave.

Mas o que chama atenção, é o fato de o PL, no qual o vereador João é o Presidente, ter recebido de braços abertos o ex-secretário Licão, que deve votar contrário à Emenda. Oras, o próprio partido não vai abraçar a causa? A pergunta que fica é: João quer de fato aprovar a Emenda ou é só um jogo para a torcida?! Pois, no mínimo, antes de propor tal Emenda, teria que ter consultado seu colega de bancada e partido. Vamos, juntos, assistir como vai votar o partido propositor.

Você trabalha, mas eu recebo

Passada a janela partidária, acompanhamos as desincompatibilizações de pré-candidatos ocupantes de cargos públicos. E a coluna já está fazendo o levantamento das novas nomeações, pois já percebe-se que alguns cargos continuaram dentro da mesma casa. E como perguntar não ofende, a competência para tal cargo está na casa ou na pessoa que ocupava?! Ou por compromisso político, quem saiu, ganhou direito vitalício do referido cargo?! Como disse, perguntar, não ofende. Em breve, apresentaremos alguns nomes por aqui, afinal de contas, moralidade e legalidade tão valendo.

Luciano não merece

Lamentável o que fizeram nos últimos dias com o empresário Luciano Menezes, pré-candidato a prefeito do PSL na Cidade Azul. Primeiro que, antes de político, Luciano, é um grande empresário e empregador em nossa cidade, além de ser um cidadão comprometido com diversas ações sociais em nosso município.  Ele foi atacado injustamente e covardemente. Pura politicagem. Como se não fosse o suficiente, um site publicou uma matéria insinuando sua desistência nas eleições, tendo que rapidamente desmentir e alertar a todos que se tratava de uma fakenews.

Confronto à vista

Na próxima segunda-feira, 25, Pepe Collaço, superintendente da AGR, deve participar da Sessão Legislativa de Tubarão. A convocação foi um pedido do vereador José Luiz Tancredo (MDB). Ambos tiveram uma queda de braço forte nos últimos dias, quando Tancredo fez uma série de indagações na tribuna, que foi replicada por uma rádio e comentada por um radialista sem prévio conhecimento do assunto, que sem papas na língua, foi atropelado no ar pelo ex-vereador Pepe Collaço. O confronto está marcado.

Vaquinha virtual liberada

Desde o último dia 15, está liberado a arrecadação virtual de recursos para serem usados em campanha pelos pré-candidatos que tiverem seus registros aprovados em convenção. Nesse sentido, pela Cidade Azul, ainda não percebemos nenhuma movimentação nas redes sociais.

E o PT?

Talvez a pergunta mais utilizada nos últimos anos. O Partido que já governou o Brasil e também a cidade de Tubarão, por aqui, ainda não definiu quem será seu pré-candidato a prefeito. Alguns apostam em Olávio, que internamente reluta. Outros apostam em sua esposa, Jane. Mas há quem eleve torcida para Matusa, Matheus, Lúcia, Acco e até o atual vereador Paulão. Também existem os que apostam que o PT poderá coligar-se com o MDB e até indicar o vice na chapa mdebista. O fato é que o PT precisa sair dessa incógnita e posicionar-se com alguém, para que sua pré-campanha, ganhe corpo nas ruas. Parece que o partido ‘desaprendeu’ no ‘tocante’ fazer política.

Dizem por ai...

Que tem mais vereador que deve anunciar nas próximas semanas que não disputará a reeleição, será...

Que Tubarão terá cinco candidaturas para prefeitura, será...

Que temos que comprar e consumir em nossos negócios locais, mas sem fotos, porque a turma do mi-mi-mi não perdoa, será...

Que após a pandemia vem mudanças fortes no Governo Estadual. Gente daqui, caindo de lá, será...

Que no próximo mês sai a fumaça branca do futuro das eleições municipais, será...